RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, foi fechado porque era explorado comercialmente sem permissão e apresentava condições precárias de infraestrutura. O aeródromo era usado por empresas de táxi aéreo, mas não está homologado para receber operações comerciais de qualquer tipo, uma vez que é classificado como privado.
Ainda de acordo com a Anac, a portaria de registro do aeroporto está vencida e o mesmo funcionava em condições precárias. “As sinalizações da pista estão desgastadas e em péssimo estado de conservação; as cores das luminárias de algumas luzes da pista de pouso e decolagem não atendem à necessidade do aeroporto”, afirmou, em nota, a Anac.
As falhas na infraestrutura do aeroporto foram constatadas durante fiscalização nos dias 28 e 29 de junho. Segundo a Anac, um ofício foi entregue ao administrador aeroportuário e o pedido de fechamento foi encaminhado à Aeronáutica, que emitiu um Notam (Notice to Airmen, em português: Aviso aos Aeronavegantes) sobre a decisão. A validade da interdição é de 180 dias. Se, nesse prazo, o administrador não atender às especificações estabelecidas pela Anac, o embargo pode ser renovado.
O aeroporto de Búzios está fechado desde o dia 11 deste mês, como adiantou a coluna do Ancelmo Gois desta quarta-feira. Segundo a assessoria da Aeronáutica, a Anac tomou a decisão após verificar inconformidades na infraestrutura do aeroporto que põem em risco as operações aéreas.
O piloto Moisés Menna, que já atuou no grupamento Salvamar do Corpo de Bombeiros, costuma fazer viagens particulares ao aeroporto e lamenta seu fechamento. Menna acredita, entretanto, que a decisão da Anac seja positiva, uma vez que deverá melhorar a infraestrutura do aeroporto.
— É lamentável o fechamento do Umberto Modiano, que recebe um grande fluxo de empresários e turistas, principalmente na alta temporada. Não tenho o que reclamar do aeroporto, mas a pista realmente precisa de uma reforma, já que o asfalto está soltando. É necessário um recapeamento — afirmou Menna.
Para o presidente do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos, Ricardo Valentim, o fechamento do Umberto Modiano prejudica não apenas Búzios, como também as cidades do entorno.

O aeroporto de Búzios só recebe aeronaves de pequeno porte, como monomotores, bimotores e jatos executivos. A única pista de pouso e decolagem, segundo a Anac, mede 1.300 metros.
Prefeitura divulga nota informando sobre fechamento
O aeroporto Umberto Modiano - que não é municipal, mas administrado pelo grupo Modiano (A. Rural Colonização S/A) - em Búzios, está fechado desde o último dia 11 de julho pela Anac - Agencia Nacional de Aviação Civil e passa por uma reforma. Embora seja particular o seu fechamento traz prejuízo ao setor turístico da península, que deixa de receber pelo menos cinco voos por semana.
Segundo o operador Anderson de Lima Mendes, em períodos de alta temporada e feriadões, o aeroporto chega a receber até 50 aviões de pequeno porte por dia, causando congestionamento no pátio, sendo necessário cancelar diversos pernoites de aeronaves.
Marcio de Souza, que responde pela administração do aeroporto Umberto Modiano, declarou apenas que foi iniciada ali uma grande reforma. Já a assessoria de imprensa da Anac informou que o motivo da interdição foi que a portaria de registro do aeroporto se encontrava vencida e para ser renovada este precisa passar por uma série de reparos. A interdição tem prazo de 180 dias, mas caso a administração não atenda as especificações estabelecidas, o embargo pode ser renovado, informou o órgão.
De acordo com o secretário de Turismo, Cristiano Marques, o fechamento do aeroporto atrapalha o setor turístico, principalmente se a situação se estender por longo tempo, pois por ali chegam famílias de empresários que se hospedam na cidade, trazendo aquecimento a sua economia. Com a interdição o município acaba perdendo uma fatia importante de clientes que são os executivos vindos de diferentes partes do Brasil.
- O nosso foco é um turismo de qualidade, e isso preocupa porque a gente acaba perdendo clientes com forte potencial - comentou.
até onde eu sei ali no aeroporto de buzios nem brigada de incêndio tem.bombeiro de aeródromo é obrigatório em todos os aeroportos do brasil.
ResponderExcluir