quarta-feira, 18 de julho de 2012

Janio e Alair sofrem ações impugnatórias




Por Andréa Luiza Collet do Diário do Litoral

(agradecemos a gentileza do editor Luciano Moreira em ceder a reportagem)


Os cartórios eleitorais estão mobilizados para notificar os candidatos e coligações que tiveram pedidos de impugnação apresentados até a última sexta-feira, 13 – prazo final para essa representação, de acordo com o calendário eleitoral. Após receber a notificação, o candidato ou coligação tem prazo de sete dias para apresentar a defesa. Até o dia 5 de agosto, a Justiça Eleitoral deve decidir sobre a impugnação ou não dos candidatos.

Em Cabo Frio, a 96ª Zona Eleitoral recebeu 15 pedidos de impugnação, a maioria impetrada pelo Ministério Público Eleitoral. O candidato com o maior número de tentativas de embargo é o ex-prefeito Alair Corrêa (PP), que concorre à vaga de prefeito, com três pedidos de impugnação e uma notícia de inelegibilidade. Os pedidos foram apresentados pelo Ministério Público, pela coligação “Cabo Frio vai ser diferente” e pelo principal adversário, o também candidato a prefeito Janio Mendes (PDT) e sua vice, Ruth Shuindt (PDT). Algumas solicitações pedem, ainda, a impugnação do candidato a vice-prefeito, Silas Bento (PSDB) e da coligação “Todos por Cabo Frio”. 


Contra o candidato Janio Mendes há um pedido de impugnação apresentado pela coligação “Todos por Cabo Frio”, que também pede o embargo da candidata a vice e da coligação da qual fazem parte. O candidato a prefeito Claudio Leitão (PSOL) não teve nenhuma representação.

                                                  
                                                 Defesa
O candidato Alair Corrêa diz que está tranquilo, uma vez que não há nenhuma condenação com perda de direitos políticos. Em vez de buscar uma liminar para tentar manter a candidatura, acredita que a Justiça Eleitoral lhe concederá o registro definitivo, “que é um direito que tenho”, disse. Quanto ao pedido apresentado contra seu principal adversário, Alair Corrêa explica que só entrou com o pedido de impugnação contra a candidatura de Janio Mendes porque soube, nos últimos momentos do prazo, que ele faria o mesmo contra si. Alair baseou seu pedido em uma condenação que Janio recebeu quando era vereador, obrigando devolver o percentual de aumento do salário concedido indevidamente. “O mais importante da campanha não é transformá-la numa briga judicial, mas discutir os projetos para Cabo Frio em paz”, ressaltou.

O candidato Janio Mendes também diz que está muito tranquilo em relação à ação. “A nossa defesa já está pronta, vamos aguardar a decisão judicial. Toda a nossa documentação está em ordem e contamos com um departamento jurídico muito eficiente. Neste momento, o nosso foco é a candidatura e é por isso que já estamos levando para as ruas as nossas propostas e discutindo o que pode ser feito para Cabo Frio ser diferente”, ressaltou.

Vereadores
Contra os candidatos ao cargo de vereador de Cabo Frio, o Ministério Público apresentou embargo às candidaturas de: Bacabal (PSL), Marcelo Pereira (PT do B), Silas Antunes (PTN), Arlindo Lopes (PSDB), Silvan Escapini (PP), Antonio Carlos Trindade (PSL), Jorginho (PMDB) e Dezinho (PR). No município há, ainda, dois pedidos de impugnação de coligações, contra as chapas “Cabo Frio num só ritmo” (PSL e PTN) e “Cabo Frio na direção certa” (PPS e PNM), ambos apresentados pela coligação “Todos por Cabo Frio”.

Demais municípios
No município de Rio das Ostras, o Ministério Público apresentou 32 pedidos de impugnação. Das chapas majoritárias, o candidato Broder (PTN) recebeu dois pedidos, um impetrado pelo Ministério Público e outro pela coligação “De volta ao trabalho”, encabeçada pelo deputado Sabino (PSC). Por sua vez, Broder também fez representação contra o deputado Sabino.

Nos municípios de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, os ex-prefeitos Henrique Melman (PDT) e Paulo Lobo (PP), respectivamente, sofreram pedido de impugnação do Ministério Público e de coligações adversárias. Em São Pedro, os pedidos contra candidatos e adversários chegam a 20 impugnações.

Em Araruama, foram sete pedidos de impugnação, sendo dois contra o prefeito Andre Monica (PMDB), que concorre à reeleição, e sua vice Marizete Ramos. No município de Saquarema, das cerca de 30 representações apresentadas, a maioria tenta embargar candidaturas da coligação “Saquarema sem medo”, encabeçada pelo candidato a prefeito Pedro Ricardo (PRB). No município, o Ministério Público fez oito representações.

Em Armação dos Búzios houve 10 pedidos de impugnação e praticamente todos os candidatos já foram notificados. O Ministério Público apresentou pedidos de impugnação contra os candidatos a prefeito Beth Prata (PSOL) e Dr. André (PSC) e o perfeito Mirinho Braga (PDT), que concorre à reeleição, foi acionado pela coligação “Reage Búzios”, encabeçada por Dr. André. Foram registrados cinco pedidos de impugnação contra candidatos a vereador, um contra candidato a vice e outro conta a coligação “Uma nova onda” (PSL, PTN, PR, DEM, PHS, PTC e PRP).

Tentamos contato com o Cartório Eleitoral da 181ª Zona Eleitoral, em Iguaba Grande, que informou não poder atender a nossa solicitação devido ao volume de trabalho.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, a judicialização do pleito eleitoral em Cabo Frio. Deveriam todos tirar suas candidaturas e deixar a pendenga para Advogado x advogado x Advogado.

    ResponderExcluir