Autoridades e representantes de movimentos sociais participaram da II Conferência de Promoção da Igualdade Racial realizada nesta quinta-feira, 11 de julho, em Arraial do Cabo. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher teve o objetivo de debater sobre as políticas públicas no âmbito da Promoção da Igualdade Racial. O prefeito Wanderson Cardoso Brito, o Andinho esteve presente e ressaltou a importancia de medidas que promovam a igualdade entre os cidadãos e aproveitou para anunciar a criação de um Conselho e um Plano de Promoção da Igualdade Racial que vai ser encaminhado ao Legislativo.
- Através de várias discussões a gente construiu um espaço no governo em que abraçamos a questão da igualdade racial. Temos uma Secretaria atuante, que tem feito a diferença com as suas atitudes e seus projetos e que fez com que Arraial do Cabo despertasse para essas questões complexas - disse o prefeito.
Além do prefeito Andinho, compuseram a mesa de abertura o vereador Ayron Freixo, Hildézia Alves, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Dolores Lima, do Forum Nacional das Mulheres Negras, Jorge Mário Vieira do Rosário, presidente da Associação dos Sambistas de Arraial do Cabo (Asac), e Juliana Oliveira, do Departamento da Igualdade Social de Arraial do Cabo.
O secretário de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direito da Mulher, Arildo Mendes, que também compôs a mesa, destacou o início histórico da desigualdade racial e da exclusão social.
- Não é uma questão de cor de pele, é uma questão de descendencia européia, africana ou indígena. Neste caso, existe um prejuizo no processo de herança. Nossa missão é implantar a política pública de inclusão social com um corte racial, é um compromisso de todo um governo - falou Arildo.
A programação da II Conferência de Promoção da Igualdade Racial se extendeu ao longo da quinta-feira com palestras e apresentações dos movimentos culturais Cia Lua Afro, Ong Arraial Free, Movimento das Mulheres Negras e Asac. No encerramento foram apresentadas propostas para a lll Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece no dia 22 de agosto deste ano, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes os secretários municipais de Ordem Pública, Marcelo Adriano Santos,de Assistência Social, Wagner Lima, de Serviços Públicos, Carlos Roberto da Silva e de Cultura, Fernando Rezende e, e os vereadores Thiago Félix e Junior Almenara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário