Fotos Eliethon Dias
Foi realizado na manhã de hoje, dia 14 de março, em Búzios, o Seminário “Desenvolvimento pelo Turismo” organizado pelo Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Forlagos), pelo Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur/RJ) e Sebrae/RJ. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, que deu duas excelentes notícias para o município de Cabo Frio: a primeira sobre a inclusão da cidade na lista das cidades privilegiadas com verba e divulgação para a Copa de 2014 e a segunda sobre a construção do Centro de Convenções que terá a publicação do edital de licitação ainda neste primeiro semestre de 2012.
Sobre a decisão do Governo do Estado do Rio e do Ministério do Turismo de incluir Cabo Frio na lista das cidades beneficiadas para a Copa, Ázaro informou que as primeiras cinco foram apresentadas pelo Ministério que, após reclamações e a intervenção da Secretaria Estadual de Turismo, beneficiou o Rio de Janeiro com mais dez cidades.
Presente ao encontro, representando o Prefeito Marcos da Rocha Mendes – que compareceu no início, mas teve que se ausentar em função de outros compromissos -, o Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves comemorou a decisão:
- Recebemos duas notícias maravilhosas. A primeira delas com relação ao investimento do Prodetur para o nosso Centro de Convenções e a segunda sobre a inclusão do nome de Cabo Frio, mesmo que tardiamente, na lista das cidades escolhidas para fazerem parte da lista de beneficiadas para a Copa de 2014. Recebemos essa notícia com muita satisfação, até porque, Cabo Frio é a “cidade mãe” das outras indicadas em nossa Região – disse.
Além do Secretário Estadual de Turismo, estiveram presentes ao encontro a presidente do Conselho de Turismo da Alerj, deputada Myrian Rios; o deputado estadual Jânio Mendes; o Diretor do Sebrae/RJ, Armando Clemente; o presidente do Condetur, Octávio Martins; o presidente do Forlagos e Coordenador de Indústria e Comércio de Cabo Frio, Ricardo Azevedo; além do prefeito de Búzios Mirinho Braga, anfitrião do evento. Também estiveram presentes representantes de Casimiro de Abreu, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Macaé, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Araruama e Saquarema.
De Cabo Frio, além dos já citados, compareceram o Secretário de Turismo, Paulo Massa; de Esporte e Lazer, Elizeu Pombo; a gerente-regional do Sebrae, Ana Cláudia Vieira, e o presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Radamés Muniz, dentre outras autoridades.
O secretário Ronald Ázaro falou ainda sobre futuros investimentos que serão feitos nos municípios do Rio de Janeiro. Informou que na lista de prioridades está a inclusão de sinalização turística nas estradas de acesso e nas cidades e explicou que estudos sobre Potencial Turístico e Desenvolvimento do Turismo Náutico estão sendo realizados, inclusive com a aprovação da construção de cinco marinas públicas, uma delas em Arraial do Cabo. Também destacou a necessidade de formalizar os profissionais que atuam no segmento turístico, de avaliação ambiental dos principais destinos e a criação de um novo banco de imagens institucionais de todo o Estado.
Após a palestra, Ázaro recebeu uma carta assinada pelo Forlagos e pelo Condetur com solicitações para o desenvolvimento turístico da Região. Entre as reivindicações presentes no documento estão a duplicação de estradas, entre elas a RJ 106 (Maricá-São Pedro da Aldeia) e BR-101, da confluência da Via Lagos a Campos, além da recuperação de vias como a RJ 162 e RJ 106. Também foi sugerida a construção de uma estrada de ferro ligando as cidades do Rio de Janeiro e Itaboraí seguindo pelo litoral de Maricá até Campos. Também foram solicitadas obras de dragagem para melhorar a navegabilidade da Lagoa de Araruama e um novo terminal de passageiros para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
As outras ações são referentes à capacitação de mão de obra e qualificação turística, promoção e divulgação dos municípios em eventos e um estudo de refinanciamento de eventuais pendências dos municípios junto à União e refinanciamento de tributos da rede hoteleira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário