quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cadeirante denuncia desprezo de autoescolas da Região dos Lagos: sofrimento dos deficientes pelo direito de ir e vir



Cadeirante Liliane sonha com CNH para ir e vir



Querendo exercer a felicidade na plenitude
Essa (abaixo) é a minha história, e já não posso mais lutar sem a ajuda de pessoas sem deficiência e daqueles que lidam com a comunicação! Preciso que você (Renata Cristiane) se conscientize e me ajude a lutar por mudanças, acessibilidade e inclusão facilitam a vida de todos! 

A maior solidariedade que posso ter é a consciência que tenho necessidades especiais que precisam ser atendidas, assim minhas deficiências não serão evidenciadas todo tempo e poderei exercer minhas capacidades!




"Autoescolas da Região dos Lagos não possuem veículos adaptados para pessoas com deficiência física!

Nenhuma autoescola da Região dos Lagos mostra preocupação com a inclusão social somando em sua frota um veículo automático adaptado para pessoas com deficiência física.  
Como ter autonomia nessas condições?
Liliane, araruamense, sofreu atropelamento em 1993 e tem como sequela permanente paraplegia. Hoje, ela é casada, funcionária concursada em Iguaba Grande, e estudante de Pedagogia/UERJ através do ensino a distância. Em 2007, com o objetivo de suavizar as suas dificuldades e de demais deficientes físicos, ela foi autora da ação nº 2006.052.007380-1 proposta pelos advogados Cláudio Vasconcellos e Fernanda Garrido no município de Araruama – RJ, e teve julgado como procedente o pedido de adaptação dos ônibus, com base na Lei Federal 10.048/00, já regulamentada pelo Decreto 5.296/04, como determina o § 2º do artigo 5º da citada lei, além da Lei Estadual 3.348/99.

Atualmente, mais de 50% dos veículos da frota da viação Salineira que circulam na região são adaptados, porém, Liliane percebeu que obrigar é ainda mais fácil que mudar pensamentos. A cadeirante afirma que sofreu preconceitos e descasos de vários motoristas. Relata ainda que, após ser derrubada do elevador nem mesmo foi socorrida. E, por viver essas dificuldades, passou a almejar um novo objetivo para ter uma vida de maior qualidade, que é ter sua habilitação!

Na chuva, como sair de casa?
Só em poucas cidades no Rio (distantes de Araruama e cobrando valores absurdos ao deficiente) é possível encontrar veículos adaptados para aulas práticas, apesar do PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 142, DE 2008, Nº 975/99, que obriga os Centros de Formação de Condutores a adaptar 10% (dez por cento) de sua frota para o aprendizado de pessoas portadoras de deficiência física. Podendo as autoescolas associar-se entre si ou utilizar a intermediação de seu representante legal para colocar à disposição os referidos veículos.

Existe um Programa do Governo Estadual para pessoas com deficiência física que desejem obter sua primeira habilitação que é chamado Cidadania sobre Rodas, e esse parecia o caminho. Inicialmente, tudo funcionava bem e ela chegou a fazer a prova teórica obtendo sucesso! Sentiu-se vitoriosa, tocava a cadeira de rodas quase 30 minutos para fazer suas aulas. Mas, a partir daí entrou em uma fila interminável para fazer suas aulas práticas, e seu processo vencerá no dia 27 e terá que ser reiniciado!

Com prefeita de Iguaba, Graziella Magalhães
A pessoa com deficiência tem dificuldades pra andar nas ruas pela falta de acessibilidade, ao fazer sinal para o ônibus pode ser que ele não pare, e se busca sua habilitação para driblar os obstáculos sendo mais independente entra em um processo aparentemente impossível!"







Liliane Carla da Silva Costa (foto em anexo)

27 anos/casada
Cadeirante/Paraplégica
Acidente: atropelamento e 1993
Profissão: funcionária pública, auxiliar administrativo, concursado em Iguaba Grande.
Escolaridade: superior incompleto. Pedagogia/UERJ.



*Eu, Renata Cristiane, apoio! Até quando vamos ignorar as pessoas com deficiência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário