segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Entrevista exclusiva com prefeito de Búzios Mirinho Braga




O jovem prefeito Delmires de Oliveira Braga, de 49 anos, é mais conhecido como Mirinho de Búzios, filho do Seu Dário e da Dona Cleusa, nativos da Praia dos Ossos. Casado com Cristina e pai de três filhos, formou-se em Letras (Literatura) pela Ferlagos, mas o talento para política levou o filho de pescador por caminhos inimagináveis.

Nasceu e cresceu na cidade que agora recria, procurando manter a ternura bucólica. Um administrador sagaz que sabe como poucos usar todas as possibilidades de marketing presentes nas redes sociais e na mídia espontânea, mas sempre atento às raízes da aldeia de pescadores, que acredita ser o segredo do charme do Balneário. Entende a alma buziana como poucos. Talvez por isso, se reafirma como uma das principais expressões da política regional e a maior liderança da atualidade no município.

Para esse legítimo representante das tradições buzianas que ascendeu ao poder, e pela terceira vez exerce o cargo de prefeito, a busca por outra reeleição é o próximo passo. Típico escorpiano: desconfiado, discreto, tímido e direto: “- Que  venham disputar a eleição comigo”, desafia os adversários.



Renata Cristiane: Porque o senhor se julga credenciado a mais um mandato como prefeito diante dos seus adversários?

Mirinho Braga: - Em primeiro lugar porque eu fui o primeiro prefeito dessa cidade e tudo que foi feito em Búzios, foi feito pela gente. Fizemos em todas as áreas. Desde o urbanismo passando pela saúde, educação, turismo, desenvolvimento entre outros. Quem conhece Búzios antes da emancipação sabe disso. Sabe como era antes e depois da nossa administração. Essa pergunta é muito fácil de ser respondida.
Na saúde, por exemplo, outro dia a Monique Evans, foi ao hospital Municipal e fez elogio público ao atendimento pelo twitter. Tudo no município tem a nossa mão. E quando eu digo “nossa”, eu falo da minha equipe, do conjunto de pessoas que trabalham comigo, da sociedade, dos comerciantes. Todos foram importantes para o crescimento de Búzios.

Renata Cristiane: Búzios representa uma espécie de grife geográfica. Possui um público diferenciado na Região dos Lagos que causa inveja nas outras cidades. Qual é o segredo?

Mirinho Braga: - Quando nós pegamos Búzios outra vez, em 2008, a cidade estava em 16º lugar no destino Brasil. E agora, no Reveillon fomos o 3º destino mais procurado do país, estamos atualmente no 5º destino nacional mais procurado internacionalmente, isso é fruto de um conjunto de coisas que eu brigo muito para manter. Eu gosto de citar uma frase do Brizola que dizia que “Deus quando criou Búzios esqueceu o dedo no botão da beleza”, pois eu estendo essa frase a toda Região dos Lagos, especialmente Cabo Frio e Arraial do Cabo. A diferença é que eu entendo a cidade ainda como uma aldeia de pescadores, apesar do apelo. Nosso turista quer um lugar em que ele se sinta livre com clima de aldeia. Sem as grandes avenidas. E Búzios é isso! Nosso turista quer um lugar diferente. Mas para isso, nós trabalhamos muito desde 97. Trabalhamos o turismo internacional com muito afinco, participando sempre das feiras e outros eventos divulgando. Nós temos a cidade que temos, devido aos nossos tipos de eventos. Não queremos trio elétrico nem grupos de pagode. Temos um público diferenciado. Nada difere Búzios em termos de beleza das outras cidades da região, mas o tipo de evento que queremos trabalhar, com qualidade, que vai trazer renda e emprego para a população.



Renata Cristiane: Por outro lado o senhor sofre críticas de alguns setores das camadas mais populares, que se queixam da falta de shows gratuitos no Reveillon.

Mirinho Braga: -Temos uma cidade de 28 mil habitantes que no Reveillon chega a 250 mil pessoas com trânsito bem ruim. Você imagina se programássemos um show na Praia de Geribá. Seria um caos na cidade. Búzios já é uma atração por si só. Causaríamos um transtorno. Tem a limpeza e outros aspectos. Já vivi isso. Entrar e sair de Geribá ficam impossíveis. Quem reclama é uma minoria, o morador quer o que fizemos, ou seja, não colocar shows no Reveillon, bem como em toda alta temporada.


Renata Cristiane: Feirinha da Orla Bardot tem sido alvo de polêmica na cidade. O que o senhor pensa sobre o assunto?

Mirinho Braga: - Já existe há muito tempo um projeto para aquela feirinha. Aquele espaço é uma questão social de pessoas que trabalham há dez ou quinze anos vendendo seus produtos. O que nós temos que agir é porque misturou o artesão com outras mercadorias. Mas isso é social. A falsa burguesia quer acabar e eu não vou piorar a situação de vida dessa gente colocando um chefe de família ou uma mulher ao relento. O que temos que fazer é organizar e padronizar. Mas não há pressão que me faça tirar daquelas famílias buzianas o seu sustento.


Renata Cristiane: Búzios tão popular no verão, como está administrar o volume de turistas?

Mirinho Braga: - A cidade está funcionando normalmente. Tivemos alguns baderneiros, mas sabemos que vem da oposição que insistem em rasgar sacos de lixo e espalhar pelas ruas numa tentativa de nos desmoralizar. Mas a cidade está funcionando muito bem e queremos que venham mais turistas. Aliás, completando a primeira pergunta que você me fez, um dos segredos de Búzios é o atendimento. Os buzianos sabem receber bem o turista.


Renata Cristiane: Seus adversários estão divulgando pesquisas que apontam uma paridade entre os pré-candidatos. O senhor estaria na liderança seguido de perto pelo Chiquinho, Evandro logo depois, na seqüência Toninho e  por fim Carrilho. Como estão as pesquisas internas do seu grupo?

Mirinho Braga: - Temos pesquisas sim, que fazemos para trabalhar, até para instrumento da nossa administração, mas eu não estou nenhum pouco preocupado com isso. Quero governar e administrar. Deixar a cidade cada vez melhor e preparada. Não estou preocupado com a política, estou preocupado com Búzios. Os nossos adversários que estão preocupados comigo, e com grande razão. Eles que falam de suas pesquisas que venham disputar a eleição comigo. Não estou preocupado em divulgar pesquisas. Estou absolutamente tranqüilo com relação a isso.

Renata Cristiane: O senhor é criticado por sua postura que para muitos é considerada antipática e arrogante. Como o senhor recebe essas críticas?

Mirinho Braga: - Eu discordo disso. Você já viu alguém arrogante ganhar três vezes eleição? Na última campanha tive 70% dos votos da Rasa que é de maioria gente humilde e trabalhadora. Não tem cabimento isso! Eu sou neto e filho de pescador. Trabalho desde os dez anos de idade. Sou absolutamente popular. Ando pelas ruas da cidade de chinelo e camiseta. Isso é invenção dos meus adversários que tentam, mas não pega. Quem diz isso são pessoas que ficaram insatisfeitas porque eu não dei espaço, não atendo pedidos pessoais. Estou aqui para atender os interesses da maioria e não desejos pessoais. Essa colocação é totalmente infeliz. Eu sou o oposto disso. Só minha trajetória política responde isso.


Renata Cristiane: Como o senhor avalia o seu terceiro mandato?

Mirinho Braga: -Nesse terceiro mandato eu voltei com mais dificuldades do que quando eu assumi a prefeitura pela primeira vez. Era uma cidade em total falência com orçamento de R$ 90 milhões e tinha uma dívida de R$ 42 milhões. Então decidimos que precisaríamos de dois a dois anos e meio para pagar todas as dívidas e planejar a cidade. Só de INSS eram R$ 22 milhões e quando devemos ao Governo Federal não chegam às verbas. Pagamos, parcelamos e ficamos numa situação em que tivemos que adiar algumas obras importantes, mas que vamos retomar agora com tudo em ordem, daremos prosseguimento.

10 comentários:

  1. O prefeito Mirinho Braga encarna a mistura que faz o charme de Búzios: a vila de pescadores que, ao mesmo tempo, é cosmopolita. Entender isso é entender Búzios.

    Luiz Antônio N. Guia

    ResponderExcluir
  2. O POVO DE BUZIOS TEM QUE BOTAR CHIQUINHO SEM EDUCAÇAO PRA FORA DE BUZIOS, PORQUE AQUI EM ARARUAMA TB NAO QUEREMOS ESSA PESTES. ELE TEM QUE VOLTAR PARA PATY

    ResponderExcluir
  3. Comentar o que? Fantasia??

    ResponderExcluir
  4. Quando Mirinho da entrevistas parece que ele é prefeito de Berna capital da Suíça.
    Mirinho, menos, menos, menos..............

    ResponderExcluir
  5. Mirinho quero te parabenizar pelo seu mandato, saiba que o esforço,o profissionalismo e dedicação em que você desempenha em tudo que vc faz, lhe trouxeram até aqui,e eu posso te afirmar com convicção que vc irá bem + longe,e conseguirá conquistar tudo o que deseja pois da da forma que vc busca o sucesso e se entrega a vida e aos seus objetivos de corpo e alma vencerá qualquer desafio. Tenha certeza que estou torcendo por vc a sua forma de agir e por ser uma pessoa responsável e agradável tem conquistado a reação de todos,o meu desejo é te ver crescendo + e + e saiba que as pesoas que conseguiram escrever uma história como a sua foi com mérito e merecimento e esforço e agora é a sua vez, parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Ninguém escreverá uma história como a do Mirinho. Mas estória, eu acho que conseguem.

    ResponderExcluir
  7. JÁ QUE É PRA DEIXAR RECADO ANÔNIMO VAMOS LÁ ACHO QUE O PREFEIO MIRINHO ESTÁ DE PARABÉNS EM SEU GOVERNO. E QUANTO AO CHIQUINHO DA EDUCAÇÃO , ELE DEVERIA PAGAR OS CHEQUES SEM FUNDOS QUE ANDOU DISTRIBUINDO A ALGUNS ANOS ATRÁS. VAI PROCURAR SUA LÁIA.... SEU CHIQUNHO....

    ResponderExcluir
  8. Meu prefeito mirinho, creci vendo o senhor administra esta cidade,sei bem que não é facil governar uma cidade pequena mais cheia de gentes poderosas como esta, olha só deus colocar os seus pequenos num lugar que ele quer para confundir os grades, o senhr esta de parabens administração, não desejo mal pra quem sonha sentar nesta cadeira, vc esta nela porque deus te colocou um abraço....

    ResponderExcluir
  9. Mirinho,você esta de parabéns,agora nós temos água e eu não preciso ficar de enxada na mão limpando a minha calçada quando chove(canto esquerdo).A minha práia esta mais limpa e bonita.Um abração em toda família.

    ResponderExcluir
  10. parabens mirinho,so lamento que exista tanta gente má e invejosa, mais ate entendo prq na politica os adversario tem que atacar msm,mais seria mais facil ajudar e planejar,prq é assim q se controi, ninguem é perfeito, mais o sr. esta no caminho certo, faz devagar e faz direito, ñ importa quem vem de fora p/ competir, é mais um forasteiro bem vindo,ele vai somar mostrando que o serviço que fez ñ foi perfeito prq teve q procurar outro lugar p/ brincar de prefeito,prefeito mirinho, ñ impota a sua simpatia,seu carater é o q conta,parabens pelos governo passado e atual e parbens pelo secretario de turismo, que sendo jovem é de uma excelente competencia,cristiano marques, pode contar c/ meu voto e de toda minha familia.hss

    ResponderExcluir