sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Boca Miúda: notas sobre a política regional
Prefeito Alair Corrêa está com tudo e "está prosa". E quem não ficaria? É preciso um psicólogo à tira colo para não se sentir ungido por Deus. Venceu com larga vantagem de votos e sacramentou vitória no TSE. Recebeu o diploma de prefeito das mãos do juiz, que no calor da emoção, chegou a cantar ao microfone o jingle de campanha "vai dar certo", puxando um coro em pleno tribunal do fórum de Cabo Frio, ou seja, juiz canta bem. Tem 100% da câmara na mão, com a presidência do próprio filho e vice do filho do vice dele (?), entre outros na mesa diretora. Um secretariado de amigos e parentes de total confiança. As principais denominações religiosas da cidade estão ao seu lado. Caiu nas graças do povo. Condição invejável a qualquer pessoa que cobice chegar a cadeira de comando.
Tamanha capacidade de concentração de poder nas mãos que acabou completamente com a independência dos três poderes, pelo menos em terras cabofrienses.
Praticamente um monarca absolutista. Um neo-déspota esclarecido. Quem poderá ser contra? Quem vai encarar?
Barata tonta
A oposição baratinada, tenta catar os caquinhos de tudo que aconteceu. Ensaia uma retomada daqui, um suspiro dali, mas, por enquanto, nas ruas, a debanda é geral. Janio tenta ocupar um espaço virtual, mas anda sumido da cidade. Marquinho recém saído da prefeitura não pode deixar de mostrar força e liderança, mas parece desconfortável com o cargo de ex-prefeito. Fato é que isolados tendem a não chegar a lugar algum. Juntos podem articular uma nova frente reunindo quem não se compatibiliza com o grupo de Alair. Mas uma coisa é certa, ambos precisam aprender com os próprios erros. Afinal, nada justifica Alair conseguir virar o jogo dessa forma surpreendente e ainda conseguir concentrar tanto poder nas mãos de uma só vez. Dormiram no ponto.
Marquinho de casa nova?
Muita gente conta como certa a saída de Marquinho Mendes do PSDB. Convites foram feitos pelo PDT, pelo PSB e pelos caciques do PMDB. Há quem aposte na ida dele para o partido de Cabral. Além de amigo do governador, o partido está sem presidência na cidade. Tem sentido tal especulação, mas Marquinho desconversa e prefere tratar do assunto somente depois da temporada.
Chumbo trocado
Está dando o que falar a polêmica sobre a SECAF. Alair suspendeu pagamentos e acusou o ex-prefeito de desvio de recursos. Rebatendo, Maquinho debochadamente convidou Alair para irem juntos ao Ministério Público, à Polícia Federal, ao TCE e TCU, de mãos dadas (imagina), levando documentos dos últimos 16 anos da PROCAF e SECAF. Isso tudo, apenas nos dez primeiros dias do ano. Essa briga vai ser boa. Aguardamos próximo round.
Terror psicológico
Nos corredores da câmara de Cabo Frio comenta-se que há articulações entre os vereadores para rejeitar as contas do prefeito Marquinho Mendes. Se isso acontecer, será um marco desde a fundação da casa legislativa municipal. Sem dizer que atrapalharia totalmente as pretensões futuras dele. Será que terão coragem disso?
Quem será o deputado
Já tem disputas internas no grupo de Alair Corrêa para conquistar o direito de ser o candidato do prefeito a deputado estadual. O vereador Dr. Taylor e o secretário de esportes Alfredo Gonçalves travam uma guerra de nervos nos bastidores. A briga é dura. Ambos trabalham muito e fazem a lição de casa direitinho. Façam suas apostas. Quer será o candidato de Alair?
Enquanto isso em Búzios...
Fora do poder, Mirinho Braga e seus ex-secretários Carlinhos Gonçalves, Alan Câmara dedicam-se a arte de blogar. Depois de vitrine por quatro anos, agora, aguardam o momento de se atirar tais como pedras na "nova vitrine" - Dr. André. Por enquanto, Mirinho põe lá umas poesias, uma notas rápidas. Mas essa leveza deverá ser substituída em breve pela oposição natural. Até pela saúde da democracia buziana. Aliás, tem gente se perguntando até agora como foi que Mirinho perdeu essa eleição.
Prefeito e secretário de saúde?
Essa eu nunca tinha ouvido falar. Coisas de Arraial do Cabo: prefeito Andinho, ainda não divulgou a reforma de secretariado. Na pasta da saúde, onde o calo aperta, não definiu nome, por enquanto, e para tentar amenizar a situação, montou um gabinete provisório na secretaria de saúde cabista de onde vem despachando, segundo nota divulgada nessa manhã (11), na rádio Litoral, durante programa do Ademilton Ferreira.
Adeus prefeitinho
Dos prefeitos que assumiram, Chumbinho de São Pedro ganhou troféu "mãos de gelo". Pegou uma "batata quente" deixada pelo Carlindo Filho que não será em pouco tempo que conseguirá colocar a cidade em ordem. Tem muito trabalho a fazer. Antes de sair do poder, o ex-prefeito já não realizava a coleta de lixo em alguns bairros aldeenses há quase um mês. Deixou a cidade arrasada. Um desfecho de governo melancólico, deprimente e covarde. UPA sem abrir, posto de saúde sem funcionar, lixões clandestinos, população abandonada. Uma vergonha generalizada.
Impasse no Turismo de Cabo Frio
Não foi confirmado nome de Milton Roberto como novo secretário de Turismo de Cabo Frio. O vereador eleito Emanoel Fernandes, anunciado inicialmente como tal, ficou descontente com a falta de autonomia da pasta em função da criação do Conselho de Turismo. Há especulações também que houve conflito com Alair depois que ele negou as contratações solicitadas por "Manel", que chegariam a duzentos cargos. Ninguém confirmou oficialmente (e nem o fariam). Mas falando com o "Careca do Tia Maluca", ele confidenciou que decidiu com os dois outros conselheiros apresentar uma proposta ao prefeito de transformar a secretaria numa coordenadoria que funcionaria em sistema de colegiado em que todos os três conselheiros teriam poder de decisão. Alair gostou, mas ainda não decidiu. Vamos aguardar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
''É preciso um psicólogo à tira colo para não se sentir ungido por Deus.'' ??? isso foi indireta ou direta mesmo, se puder explique-se. grato
ResponderExcluirBem, eu não considero saudável para ninguém tanto poder e tanta bajulação. Só um psicólogo à tira colo para explicar que ele é um homem mortal como qualquer outro.
ExcluirPor exemplo: César, o Imperador Romano, sempre que chegada de suas batalhas vitoriosas ao entrar em Roma, era sempre ovacionado pela população que se debulhava em adulação. Para manter o discernimento, colocava um "assessor" a lhe dizer nos ouvidos: "lembre-se que você é somente um homem velho, barrigudo e careca". Fazia isso como uma forma de se manter ciente que tudo aquilo era efêmero. O Poder é efêmero. Passa como tudo...Deu pra entender? Logo, é uma DIRETA!
BOA!
ExcluirMuito bom, Renata. Continuando as analogias históricas, essa concentração de poder, aclamação do povo , o poder absoluto alcançado por Hitler, e todo o ufanismo, escondeu por muito tempo a desumanização, todo horror praticado pelo déspota. Como agora o famoso "passar à régua" (Gioconda, falando de vingança), a estúpida inversão de valores que é uma falta de respeito a uma população despojada de atendimento qualificado e submetida aos bajuladores in competentes e ignorantes. A história ensina e nós não aprendemos.
Excluird nomes aos bois: vc ta falando do pr. fabricio ?
ExcluirParbéns pela Coluna Boca Pequena. Gosto sempre de saber de todas as opiniões. Quando ao poder de Alair, embora eu seja eleitor dele, é muito preocupante. Não vejo como saudável, uma ausência de oposição. O que estou presenciado, é muita "vingança". Todos ou quase todos que estão com poder neste governo, é só gente que foi muito tribudiada no governo de Marquinhos e agora estão indo a forra, e o pior disso tudo, que é gente sem nível e postura alguma. Vamos combinar: o clima está prá lá de péssimo.
ResponderExcluirgioconda, gostei de sua opinião voce é sensata,sendo eleitora, a cidade tende funcionar para todos, não a turma que ganhou. estão esquecendo que mais de 30 mil pessoas em cabo-frio, não votaram para prefeito.
Excluirmuito bom este texto parabéns renata
ResponderExcluirRenata.Você poderia dizer quais são às principais denominações religiosas? Por exemplo: Os Batistas, Metodistas, Presbiterianos, Congregacionais, Comunidades Evangélicas, estão nestes barco ?
ResponderExcluirO que se sabe são Pastores, que em sua grande maioria NUNCA estiveram em um Curso Regular de Teologia.NUNCA foram filiados ao Conselho de Pastores da Cidade. Portanto não aprenderam que o dono da Igreja e o Sr. da mesma ressuscitou ao 3º dia. Pastores que fazem negociatas, tem em mente "levar vantagens pessoais", sacos de areia, tijolo e piso em nome da Igreja, mas um dia darão contas a Deus. Dê por favor alguns nomes de Pastores e, veja à credibilidade dos mesmos na Sociedade. "Reputação é o que os outros sabem de você. Caráter é o que Deus conhece de você".
É verdade essa turma que bajula alair é pelo dinheiro gente, todos sabem disso.o proximo prefeito sera marcelo correa, alfredo , paulo cesar, silas não existem para alair. ele não deixa ninguem dizer que teve a idéia, ele é DEUS, esqueceram?
Excluirtoda cabo-frio, sabe que os pastores, missionarios/a apoiaram alair pela portaria e o inheiro que terão todo mês, sem precisa trabalhar, eles são desde quando?
ExcluirConcordo! Se der nome de político é importante dar nome de líderes( corruptos, ou que esteja descontente)E RESPONDA PARA TAL FATO,não generalize!!! O que não é CORRETO: é acusar bandeira de fé agredindo costumes, ditas expressões comuns dos seus praticantes de doutrinas, religiões ou denominações... cuidado! LIBERDADE RELIGIOSA tem como base não interferir na condução da fé alheia. Mais uma vez peço cuidados, querida parceira!
ExcluirFRAUDE!o comentário acima não tinha a palavra "CONCORDO!" E SIM: "Se der nome de político é importante dar nome de líderes( corruptos, ou que esteja descontente)E RESPONDA PARA TAL FATO,não generalize!!! O que não é CORRETO: é acusar bandeira de fé agredindo costumes, ditas expressões comuns dos seus praticantes de doutrinas, religiões ou denominações... cuidado! LIBERDADE RELIGIOSA tem como base não interferir na condução da fé alheia. Mais uma vez peço cuidados, querida parceira!"
ExcluirO prefeito Alair está esquecendo que prometeu em sua campanha passar a passagem para 0.50 centavos a partir de 1 de janeiro. Acho que sim, pois parece que a passagem vai aumentar em vez de diminuir.Esse é o governo que vai dar certo??PARABÉNS PARA TODOS QUE NELE VOTOU E QUE ESTÁ DECEPCIONADO DESDE O DIA QUE ELE ENTROU. VALEU ALAIR CORRÊA!!!!
ResponderExcluirele ganhou tambem prometeu aos moradores de monte alegre guriri, titulo de posse aos moradores de la, tenho parentes, que falam que mandaram muitos, e-mails,denuncia a ouvidoria do mprj.eles colocoram vereador prometendo o recibo dos terrenos, pela monte alegre representada pelo antonio valadares que fazia reunios em varias casas pp 11, quem manda e quem ganhou?
ExcluirVocê teve paciência suficiente pra ficar 8 anos calado e agora , com menos de 15 dias de novo governo, resolveu reclamar? Me poupe né. De tempo ao tempo. E que as coisas possam primeiro se organizar.
ExcluirAnônimo, se você andar de ônibus, nem parece que o Alair prometeu a passagem a "R$0,50". Ninguém comenta nada. Etâ povo!
ExcluirRenata,
ResponderExcluirA verdade é que o grupo de Marquinho jogou o poder nas mãos do Alair, fingiu que apoiou o Janio para agradar ao Governador Cabral e despejou voto e grana no Alair. Todos sabem do acordo da Tosana, cumprido religiosamente pelo Marquinho ao longo dos oito anos de poder, com forte mesada ao Alair. O que se pergunta hoje, é se o Alair irá cumprir, pois a historia de jogar a SECAF no ventilador não estava no script. Ou seja, o Alair está querendo romper? Se for assim, vai ter dor de corno.
Jonas
alair so tem poder, porque entra todo dia mais de 2 milhões, na prefeitura de cabo-frio, É ESSA SITUAÇAO DO DINHEIRO<FACIL QUE NINGUEM TRABALHA PARA GANHAR, E COLOCA NA CONTA DE QUEM AGRADA. A ORDEM ANTES DAS ELEIÇOES,PUXA BEM PARA GANHAR DEPOIS ai esta.
Excluiros governantes dos estados que não recebem royalties, estao vendo a brincadeira com o dinheiro dos moradores de cada cidade, e tem que lutar mesmo pela divisão brasil todo.
Excluirse alair morrer ,essa turma fica desamparada,
Excluiro marquinho levando documentação de 16 anos, de todos as secretarias, será ótimo,alair vai arranja outro assunto. esse assunto de secaf terminará.
Excluiro mprj, e a sociedade, todo o país tem que entra nessa briga de distribuição dos royalties, a facilidade do dinheiro, que entra no rio de janeiro ,e todo rio de janeiro parece abandonado. cabo-frio, so arruma o centro, e o 2 distrito, e o final do 1 distrito abandonado,hospital do jardim so tem um consultório dentário, ele atende mais de 10 bairros, que formam o grande jardim esperança,vamos marcar a partir de hoje quanto tempo demora os exames urgentes, marcações de consultas e aumentar as vagas médicas, filmar e gravar tudo que os moradores precisam e já pagaram com os impostos, e coloca nas redes socias
ExcluirA sociedade em geral, tem que se unir com abaixo assinado, aproveitando o espaço que temos hoje, na mídia e redes socias, pedir providencia quanto a brincadeira de prefeitos, quem manda mais ou menos. o dinheiro é do povo vamos deixar, acorda gente.fiscalizar as obras e denunciar o que tiver errado.
Excluirse marquinho realmente disponibilizou esta grana , para alair mensal,ele alimentou a traiçao, agora esperar pra ver. acredito que ele teha bombas e mais bombas em mãos, que derrube os dois, ele vai mais leva alair com certeza.
ExcluirUé vazou a questão que poucos sabiam, mas fingiam em não falar na mesada de R$ 300 mil que recebia o Alair. Quantas pessoas (crentes ou não) iam ao culto lá no Riala e ali presenciava filas de bajuladores ao deus Alair. Quem não se lembra das pregações do Pr. José Ricardo (?), que saiu da Presbiteriana, depois de receber vários cheques do ex prefeito Melmam de Arraial do Cabo, e não quiz enfrentar disciplina lá no órgão que ele era filiado. Será que esquecemos. Eu não, eu estava lá e via tudo, pergunte ao atual chefe de gabinete Dirlei Pereira. Ele negará. Pergunte ao irmão Pedrão.
ExcluirClaro que Dirlei e até mesmo o irmão Pedrão, vão negar essa história. Agora, se MM realmente deu esse "mole" com Alair, é sinal que ele (MM) tem Alair nas mãos. Que nojo!!!!!!
Excluirandre granado,os moradores esperam muito da saude, ele é médico, vamos aguardar, quem sabe da vida é a clinica que trabalhou por muitos anos buzios.
ResponderExcluirta chegando nos celulares da região dos lagos,voce foi sorteado caminhão faustao,ligue e tera mais 100 mil reais na conta .
ResponderExcluirE o pior não é só isso pessoas que moram na cidade e que colocam sua barraca nos eventos estão proibidos por terem sido oposição.Segundo WILSON LOBATO as pessoas de outros municípios que estão com até 2duas barracas foram convidadas por ELE E PEDRÃO.O que nós podemos fazer são eles que estão no poder.A população precisava ouvir uma coisa dessa,é bom pra quem votou em ALAIR CORRÊA MAIS MUITOS JÁ ESTÃO DECEPCIONADOS É O QUE OUVIMOS PELA CIDADE.
ResponderExcluirmuita genta ja cimeçou a se frustar , com certeza o governo vai ser diferente esse ano. muita gente nao vai ter teta pra mamar. pois dessa vez a oposiçao e bem maior , se der mole , ficara exposto.
ResponderExcluirconcordo com você , mas quem realmente não seria um monarca absolutista na terra dos boquinhas e de uma imprensa, em sua maioria, comprada pela oposição? eu seria. até porque ter sede pelo progresso no cenário de uma cidade como a cabo frio dos últimos tempos, só mesmo sendo um déspota.
ResponderExcluirPOIS É, ESTAMOS EM PLENO SÉCULO XXI E TEM GENTE QUE PENSA QUE MORAMOS TREPADOS EM ÀRVORES.
ResponderExcluiros eleitores de alair, votam nele e pronto, não importa o que ele faça.falta de visão dos eleitores. se quiserem faz acontecer.
ResponderExcluirQue acordo é esse com a Tosana, com forte mesada ao Alair? Gostaria de saber? E o povão também!!!!
ResponderExcluirGioconda, sempre correu "em boca miúda" nos círculos dos 2: Alair e MM, de que o sr. Alair independente da situação, receberia pelo lixo da cidade (Limpatec) uma fatia mensal de R$ 300 mil.A situação era de segredo mas os descontentes dos 2 grupos que sabiam da situação, começaram a saltar este assunto. O atual Dep. Jânio Mendes, quando era Vereador sempre falava da tribuna, "que era o lixo + caro do brasil" e, o povo não acreditava. Tosana é 1 conglomerado lá no 2º distrito, que é o financiador dos 2.É o sujo falando do esfarrapado. Quem sabe mais, é Carlos Victor - que vai jurar inocência, Juninho, Hugo do Boi Bom....
ExcluirAh, Milton Roberto de secretário de turismo? Piada, não é? Para o mundo, que eu quero descer.
ResponderExcluiros segretarios de alair são tão burros que até a secretaria de educação, não falou nada com nada na entrevista da intertv... so sabia adorar ao deus alair...
ResponderExcluirPois é, já observou o discurso dos colaboradores do "novo" prefeito (secretários, blogueiros e puxa-sacos)? Qualquer coisa que se pergunte, eles recorrem imediatamente ao nome do todo-poderoso, como se Alair fosse quase um Deus: "Foi Alair que mandou", "Foi Alair que escolheu", "São ordens de Alair", "Nosso prefeito quer assim". Se a "nova" gestão não acertar - torcemos pra que dê certo - ao menos vai servir para um bom estudo antropológico.
ExcluirAlair não demora muito vai tomar o lugar de Deus, ai sim Cabo Frio vai começar a sorrir, sem Alair na cidade para atrapalhar o crescimento, pois ele vai estar preocupado com todo universo, bem perto de São Pedro e outros santos menos cotados, vai ser uma bença.
ResponderExcluir