segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Rio Una pode estar sendo poluído por substância tóxica vinda de Fazenda no Angelim

Moradores do Maria Joaquina foram para o asfalto
A poluição do Rio Una e da Praia Rasa, em Armação dos Búzios, pode não ter como causa o vazamento de esgoto. Um laudo solicitado pelo Consórcio Lagos São João poderá comprovar que o que causou a mancha com forte cheiro e a espuma fétida que se espalhou pela Praia Rasa, na semana passada, foi uma substância chamada vinhoto, que é um resíduo do processamento industrial para a obtenção do álcool. Quando em contato com rios e lagoas, essa substância causa sérios riscos, pois é muito poluente. De acordo com o Consórcio Lagos São João o vinhoto pode ser proveniente de um vazamento em uma fazenda no bairro Angelim, em Cabo Frio, onde há produção de álcool e açúcar.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia e membro do Consórcio, Adriana Saad, o laudo deve ficar pronto em 20 dias. O resultado será encaminhado para o Ministério Público. Caso seja comprovado que o vazamento é proveniente da fazenda, o proprietário, ou empresa, será notificado e até multado.


Espuma tomou conta da Praia Rasa semana passada
A poluição do Rio Una e da Praia Rasa motivou uma manifestação que fechou a RJ-106, na quarta-feira passada, dia 10. Moradores dos bairros Maria Joaquina e Rasa foram para a rua, protestaram e fecharam a rodovia, na tentativa de alertar as autoridades sobre o problema. Vereadores da Câmara Municipal de Armação dos Búzios montaram uma comissão para tratar do assunto. Eles agora tentam mobilizar as demais casas legislativas da região. 

Em nota, Prolagos - concessionária de água e esgoto que atende à região, informou que o Projeto de Transposição da Bacia do Rio Una não está previsto no escopo de investimentos contratados pelos municípios da área de concessão e que as obras deste projeto são solicitadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e dependem de licenças ambientais para que sejam executadas. 

A concessionária destacou ainda que "alteração da coloração da água do Rio Una não está relacionada ao efluente tratado que sai da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Esperança, que está operando dentro da normalidade. A companhia esclarece que os efluentes (esgoto tratado) provenientes da unidade atendem a todos os parâmetros estabelecidos pela legislação. A alteração da coloração da água não tem relação com a Prolagos e está sendo investigada pelos órgãos competentes como Inea, Secretarias de Meio Ambiente de Cabo Frio e Armação dos Búzios", destacou.

Fotos: Zilma Cabral/ Folha de Búzios

Nenhum comentário:

Postar um comentário