sexta-feira, 8 de novembro de 2013

XC Run leva dois mil atletas para as praias e trilhas de Armação dos Búzios


Dois mil atletas são esperados em Armação dos Búzios neste sábado (9) para a quinta edição do XC Run Búzios, prova que reúne atletas de diversas pares do estado e país, para a Maratona de Cross Country. Serão 42 km de percurso entre praias e trilhas. A competição também vai reunir os atletas mirins com idades entre 1 e 12 anos, que vão percorrer percursos entre 50 metros e um quilômetro.

A competição premiará, com medalhas e troféus, os melhores colocados das categorias feminina, masculina e mista nas modalidades solo (42 km), dupla (2x21 km) e quarteto (4x10,5 km). Com largada e chegada na Rua das Pedras, a prova terá novidades: “O perfil da prova é família. Quem participa vai para competir e aproveitar o final de semana em Búzios. Incluímos a categoria kids a pedido dos participantes, que queriam incentivar os filhos a praticar esporte”, explicou Suyanne.

A expectativa deste ano é que a prova conte com 25% atletas a mais em relação ao ano passado. Com isso, o município espera que o evento injete R$ 5 milhões na economia de Búzios. “É fundamental para o turismo e a economia da cidade trazer eventos de qualidade, pois movimenta a indústria hoteleira, os bares e restaurantes. Trazendo as famílias junto, os atletas ainda desfrutam a cidade, em passeios de barco e visitando pontos turísticos”, disse o secretário de Esportes de Búzios, Marco Ewbank.

Na prova deste ano, os trechos de asfalto foram substituídos por subidas de paralelepípedo e trilhas single tracks, tornando a competição mais técnica e, durante os 42 km, os atletas passam por todos os tipos de terreno. Os dois trechos de asfalto que foram cortados tinham 1,3 km, cada um.

O primeiro começava no quilômetro 17, entre as praias de Geribá e Tucuns, e foi substituído por uma subida de paralelepípedos seguida por uma trilha. Já o segundo era a partir do quilômetro 26, que liga o bairro de Zé Gonçalves a uma fazenda, e foi trocado por uma outra trilha no plano.

Programação:

Sexta-feira (8)
14h às 23h – Retirada de kits (Hotel Pérola Búzios)
20h – Congresso Técnico (Hotel Pérola Búzios)

Sábado (9)
7h - Largada dos adultos (Rua das Pedras)
16h - Largada corrida Kids
17h - Cerimônia de Premiação (Rua das Pedras).

Fonte e fotos: Portal G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário