quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Justiça Federal leva cidadania a escolas da Região dos Lagos



Escolas da Região dos Lagos poderão participar do projeto “A Justiça Federal vai ao Cidadão”. A ação está sendo desenvolvida pela juíza federal Angelina de Siqueira Costa, da Segunda Vara da Justiça Federal de São Pedro da Aldeia. A primeira unidade a participar do projeto será a Escola Municipalizada Lucinda Franciscone Medeiros, em São Pedro, que no próximo dia 21 vai visitar a sede da Justiça Federal aldeense. Já no dia 25, será a vez da Escola Municipalizada Tosana, em Tamoios, que vai receber a visita da juíza Angelina Costa. O projeto é destinado a alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
- Durante a visita à sede, os estudantes conhecem o funcionamento da Justiça Federal, acompanham o trabalho dos servidores públicos, assistem à palestra explicando o papel do cidadão na sociedade e ainda participam de um júri simulado. Essa aproximação é importante, pois muitos não sabem que a Justiça Federal está na região e qual a área de atuação dela – destaca a magistrada, explicando que a Justiça Federal é responsáveis por julgar ações contra a União, suas autarquias, empresas públicas e fundações, como o INSS, a Caixa Econômica Federal e a Fiocruz.
Os alunos recebem um kit com a Constituição de 1988, uma cartilha sobre cidadania, bloco, caneta, brinde e lanche. O projeto, além de levar noções de cidadania e aproximar a população da Justiça Federal, apresenta uma possibilidade profissional a jovens que estão na fase de decidir qual carreira seguir e mostra que a educação pública pode gerar cidadãos de bem.
- É um trabalho muito gratificante, pois estimula os estudantes. Muitos despertam o interesse pelo serviço público, o Direito e, também, pela Magistratura. É importante mostrar que todos, inclusive os que estudam em escolas públicas, têm chance de vislumbrar um futuro melhor. Basta querer e se dedicar - comenta a juíza, que sempre estudou em colégios públicos.
A juíza Angelina Costa está à frente da Segunda Vara Federal de São Pedro desde abril do ano passado. Com 20 anos como servidora federal, ela já soma 13 anos como magistrada. Antes de ir para São Pedro, Angelina atuou no Rio de Janeiro e em Macaé, onde também desenvolveu este projeto.
As unidades contempladas com o projeto foram indicadas pelas secretarias municipais de educação. A Justiça Federal está aberta a todas as escolas que queiram participar do programa, inclusive unidades particulares. Todas as sete prefeituras dos municípios em que a Justiça Federal de São Pedro atua estão sendo convidadas a participar.
A Justiça Federal em São Pedro da Aldeia fica na Rua 17 de Dezembro, 4A, Vila de São Pedro, próximo ao Teatro Municipal Átila Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário