terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cabo Frio oferece Curso de Libras para a população


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio, por intermédio do Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (DAPEDE) está realizando o projeto “Mãos e olhos em busca do conhecimento”. A iniciativa oferece à população o curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Cerca de 120 alunos estão participando do projeto, distribuídos em seis turmas.

O curso, dividido em três módulos – básico; intermediário; e avançado, com a duração de 50 horas por módulo – tem duração de um ano e meio. Ao final de todos os módulos, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso.

De acordo com o professor de LIBRAS, Eduardo Souza, em cada módulo haverá três avaliações: duas práticas e uma escrita, com os conteúdos trabalhados no período. O critério para traduzir o grau de aproveitamento é a média mínima 6,0, com 75% de frequência em cada módulo para a aprovação. Já no módulo avançado, o aluno deverá apresentar um documento audiovisual.

- A busca pela proficiência em LIBRAS pode possibilitar futuros profissionais na área de interpretação e instrução. As pessoas surdas gostam deste processo, pois quanto mais ouvintes desenvolvendo habilidades na Língua Brasileira de Sinais, maior será a probabilidade de o surdo ser compreendido na sua língua mãe e sentir-se socializado – declarou o professor.

O curso de LIBRAS é realizado no DAPEDE, que fica localizado à Avenida Victor Rocha, nº 100, no Parque Burle. O telefone do departamento é: 2645-5674.

Nenhum comentário:

Postar um comentário