quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto Educação Geográfica melhora o aproveitamento escolar em Arraial do Cabo




Os alunos do Ensino Médio do Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, em Arraial do Cabo, contam com o projeto Educação Geográfica: aprendizagem, metodologia, currículo e docência, a cerca de um ano. Neste período, vários estudantes melhoraram seu desempenho escolar através de atividades praticadas na sala de geografia montada dentro do colégio. O projeto é uma realização da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Sob a supervisão das professoras Valéria Sameiro e Maysa Rocha, quatro estagiários, que recebem uma ajuda de custo de R$210, auxiliam na elaboração de relatórios, questionários e trabalhos extracurriculares. Os estudantes fazem passeios a outras instituições a apresentam seminários, além de assistirem palestras de professores da Uerj e de outras instituições de ensino.
 De acordo com a estagiária e aluna Ana Carolina Pereira de Braga, as aulas do projeto Educação Geográfica ajudaram também no desempenho em outras matérias.
- No início eu não sabia da importância da geografia, que está em outras áreas, até mesmo na literatura. Tivemos professores de fora ensinando pra gente, acesso a livros que influenciaram até na nossa escrita - disse Ana Carolina.
A sala de geografia é equipada com TV de LCD de 60 polegadas, computador, impressora, ar condicionado, caixas de som, microfones, filmadoras, dvteca, atlas, material didático e de escritórios. Todos os professores de diversas áreas podem utilizar o espaço.
Segundo a professora e autora do projeto, Valéria Sameiro, a Escola Municipal Vera Felizardo também foi contemplada, este ano, com o mesmo projeto.
 - É possível, basta a gente escrever, ser autor. Nós fizemos o levantamento com os alunos quais eram os assuntos em que tinham maior dificuldade, em cima disso pautamos todo o projeto, que está dando certo - concluiu Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário