A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (03), no gabinete do Prefeito Cláudio Chumbinho, com oito secretarias municipais a fim de discutir o Plano de Contingência do município para situações de emergência. Na ocasião, foram discutidas as responsabilidades e atribuições de cada secretaria na elaboração do planejamento de riscos, prevenção e recuperação pós-desastres. Depois de concluído, o plano será enviado para o Ministério da Integração Nacional (MIN).
Durante a reunião, o coordenador da Defesa Civil, capitão Wilson Dantas, fez a leitura da lei 12.608, de 10 de abril de 2012, que dispõe, dentre outras coisas, sobre a necessidade do município em adotar medidas necessárias à redução dos riscos de desastre. Logo após, cada secretário recebeu uma ficha de preenchimento com as funções que deverá cumprir, relacionando a disponibilidade de pessoal e equipamentos em caso de desastres.
“O Plano de Contingência prevê o acionamento de diversos setores da administração pública em uma força conjunta de ação rápida e é, por isso, que a Defesa Civil solicitou essa reunião. Precisamos nos preparar para lidar com situações de emergência e desastres. É fundamental confeccionarmos o plano e enviá-lo para o MIN, em Brasília, para que o município seja contemplado com recursos do Governo Federal para ações da Defesa Civil”, ressaltou o coordenador.
A ficha de preenchimento de cada secretário deverá ser entregue à Defesa Civil até o dia 20 de abril. “Essa ficha é essencial para sabermos como agir no momento do acionamento. Por exemplo, na área de saúde, as unidades deverão estar prontas para montar leitos extras e colocar mais profissionais, se preciso”, explicou Dantas.
Participaram da reunião os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt; de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho; do Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; de Urbanismo, Júlio César Berlandi, além do Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Volmar Madruga Vaz, da diretora de Atenção Básica em Saúde, Jaqueline Tinoco, da diretora de Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda e do representante da Guarda Municipal, Luiz Fernando Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário