terça-feira, 17 de abril de 2012

Educação de Cabo Frio apresenta as Diretrizes da Política Municipal de Educação Especial



        

Na última sexta-feira, dia 13 de abril, às 18h, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) realizou o lançamento das Diretrizes da Política Municipal de Educação Especial, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. O documento direcionará o trabalho da SEME, dos professores, das equipes técnico-pedagógicas e diretivas das escolas e das secretarias municipais que compõem o governo e que fazem parceria no atendimento dos 413 alunos com deficiência, com altas habilidades, com transtornos funcionais específicos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Por meio de ações intersetoriais, as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Esporte e Lazer, de Cultura, de Transporte, de Ordem Pública e de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente fazem parte da parceria para garantir a efetivação de uma política de atendimento ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtornos funcionais específicos (TDAH, dislexia, dislalia, disgrafia, discalculia, disortografia), além daqueles com dificuldades acentuadas de aprendizagem.
         A cerimônia contou com a presença da Vice-Prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim:
         - Participar do lançamento deste documento representando o Governo Municipal, como vice-prefeita, e como mãe, avó e cidadã cabofriense, é uma honra muito grande. Estamos cuidando da inclusão e banindo a discriminação. Parabéns à Secretaria de Educação, a todos os profissionais e à sociedade cabofriense – afirmou ela.
         A Secretária de Educação, Laura Barreto, agradeceu a todos que iniciaram o trabalho de Educação Especial na rede municipal e aos que participaram da elaboração do documento:
         - A nossa rede de ensino recebe muitos alunos para a inclusão com diversas deficiências e transtornos. Houve um aumento de 100% de um ano para o outro. Em 2010 eram 200 alunos e, em 2011, 400. Hoje estamos dando mais um passo nesse processo de inclusão que começou há muito tempo em nossa rede. Agradecemos a todos que sempre acreditaram na inclusão e lutaram pelos direitos das pessoas com deficiência.
A presidente da comissão responsável pela elaboração das Diretrizes, professora Roseli Vidal de Oliveira, falou sobre o processo de construção das Diretrizes Municipais:
- Em 2012, foi instituída a Comissão responsável pelas Diretrizes Municipais da Educação Especial. Após o levantamento das situações ocorridas em nossas escolas e respeitando as legislações vigentes, construímos esse documento. Já implementamos algumas ações, tais como o atendimento educacional especializado em salas de recursos, que são espaços de atendimento  dentro da própria escola para atender o aluno com deficiência.  Há um grupo de trabalho que se reúne com frequência, formado por representantes de cada secretaria, que especifica e desenvolve as ações que estão propostas – disse ela.
         A Secretária de Assistência Social, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá, destacou a importância da parceria das secretarias na garantia dos direitos da pessoa com deficiência:
         - A pessoa com deficiência perpassa por todas as políticas, necessita de questões específicas e temos que estar prontos para isso. Fazemos a inclusão através da ação conjunta, do fortalecimento das redes, uma ação de articulação.
O evento contou, ainda, com a participação de alunos da Escola Municipal Professor Renato Azevedo, que fizeram uma encenação cultural, leitura de texto e apresentação de karatê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário