A situação da epidemia de dengue em Iguaba Grande, Região dos Lagos Fluminense, é tão grave que a Secretaria de Saúde começou a utilizar um veneno mais forte nas ruas. O problema é que além de matar os mosquitos, o produto pode provocar danos a outros animais, como pássaros e lagartixas, inimigos naturais do Aedes Aegypti.
O Ultra Baixo Volume, conhecido como UBV, tem uma densidade maior que os venenos atualmente usados e, por isso, é mais eficaz contra o mosquito. O produto é recomendado apenas em casos de epidemias. Na cidade, desde o início do ano, foram confirmados 429 casos da doença.
A exposição prolongada ao UBV também faz mal à saúde humana. Apesar de ser considerado eficaz, especialistas alertam que o veneno só combate o mosquito adulto e lembram que a melhor arma contra a dengue ainda é a prevenção, com a eliminação dos criadouros.
De acordo com a Prefeitura de Iguaba Grande, a aplicação do produto é diária e em todos os bairros da cidade. Ainda segundo a administração pública do município, um carro de som percorre as ruas e faz as devidas orientações aos moradores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário