segunda-feira, 9 de abril de 2012

14º Festival da Lula em Arraial do Cabo foi sucesso de público e de venda





          Cerca de 55 mil pessoas estiveram na Orla Flávia Alessandra, na Praia Grande, onde foi realizado o 14º Festival da Lula que começou na quarta-feira (4) e acabou no domingo (8) com o melhor da gastronomia cabista, baseada em frutos do mar, além de 23 atrações de todos os estilos musicais em três palcos, sendo um para as atrações principais, como o cantor Ritchie, que se apresentou no sábado, e o típico artesanato local.

            O 14º Festival da Lula é uma realização da Apac (Associação de Pescadores de Arraial do Cabo) e organizado Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Turismo.

            De acordo com o presidente da Apac, Joaquim Rodrigues, conhecido como Quinzinho, durante a festa foram consumidas mais de 15 toneladas de lula compradas diretamente dos pescadores locais.

            – Na minha opinião esse foi o melhor de todos os festivais de lula. A estrutura que a Prefeitura montou foi de primeira e todo mundo saiu ganhando – os pescadores, o pessoal das barracas e os donos dos quiosques. Eu quero agradecer ao prefeito Andinho pelo apoio que nos deu. Há quatro anos, estávamos com uma dívida de mais de R$ 40 mil e hoje, já pagamos as dívidas e ainda temos dinheiro em caixa – declarou Quinzinho.

            De acordo com o secretário de Turismo, Marco Simas, tradicionalmente, o Festival de Lula era realizado nas areias da Praia Grande. Mas, devido a preocupação com a segurança do evento, visto que era realizado muito próximo da água existia o risco de que pudesse alcançar as barracas.

            - Com a revitalização da Orla da Praia Grande, criamos uma estrutura foi uma estrutura mais bonita e convidativa. E foi o maior sucesso de público e venda – disse o secretário.

            Para Marco Domingues, de 20 anos, que veio do Rio de Janeiro para aproveitar o feriado, o evento foi aprovado. Para o turista, a acessibilidade garantiu o sucesso do evento.
             – Muito bem organizado. Não poderia ter acontecido em um local melhor. Na areia não seria tão bom para dançar quanto na orla – garantiu o turista.

            A Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo trabalhou incessantemente durante os cinco dias do feriado para que o melhor fosse ofertado ao turista e ao cidadão cabista. Além de cuidar da programação musical, da infraestrutura e ornamentação do evento, foi montada uma bancada de informações na entrada do festival com recepcionistas bilíngues que fizeram um trabalho de divulgação dos serviços locais.

            Visando conhecer melhor a opinião do público sobre o festival e a cidade, a Secretaria também desenvolveu duas pesquisas de campo durante todo o feriado, de onde conseguiu informações que irão fomentar ações para os próximos dias. As pesquisas realizadas com um total de 120 pessoas (60 público do festival e 60 público presente em praias) mostraram que 95% delas pretendem voltar no próximo ano para o Festival da Lula e todas pretendem retornar a cidade.  

            – Este trabalho trouxe mais do que uma simples avaliação da festa.  Além de avaliar o serviço oferecido durante o festival, foram feitas críticas e sugestões que serão avaliadas pela secretaria e podem ser aplicadas em outros eventos e na própria cidade – finalizou Marco Simas.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário