quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ordem Pública define esquema de segurança e trânsito para o Carnaval em Cabo Frio




A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Ordem Pública de Cabo Frio e da Comissão de Verão, informa o planejamento que garantirá a segurança e o ordenamento do trânsito nos dias de Carnaval. Aumento de efetivo da Guarda Municipal (GM), interdição de ruas e trabalho conjunto com a 126ª Delegacia de Polícia, 25º Batalhão de Polícia Militar e GM são algumas estratégias para a folia.

Depois de diversas reuniões entre o comando do 25º BPM e a Secretaria de Ordem Pública, ficou decidido que a Polícia Militar dará prioridade ao acompanhamento dos blocos de arrastão e a GM ficará encarregada de realizar as alterações necessárias no trânsito para que o trajeto seja cumprindo. Para este ano, algumas rotas foram alteradas objetivando reduzir a frequência à Praia do Forte e ao centro da cidade:

– Muitos blocos tiveram seu percurso alterado para permanecer nos próprios bairros. Essa medida é para evitar congestionamentos no centro da cidade e na Praia do Forte, locais de alta circulação de pessoas e propícios a congestionamentos. Esperamos, com essa medida, que problemas assim sejam minimizados – explicou o Secretário de Ordem Pública, Gilson da Costa.

Outro alerta da Secretaria é que carros com som acima do volume permitido pela legislação (50 decibéis) serão apreendidos. Os condutores nesta situação serão multados pela fiscalização municipal e terão o veículo recolhido ao Depósito Público. A multa pode chegar a R$ 1.500 e os veículos apreendidos, pela Guarda Municipal ou Polícia Militar, a partir das 16h de sexta-feira, dia 17, só poderão ser retirados por seus proprietários a partir das 9h de 1º de março, na sede da Guarda Municipal, localizada à Rua Governador Valadares, nº 326, bairro São Cristóvão, desde que sejam cumpridas as formalidades legais.

Ainda de acordo com o secretário, os ambulantes trabalharão durante o Carnaval com as credenciais expedidas para a alta temporada. A identificação conta com selos holográficos para prevenir fraudes e facilitar a visualização por parte dos fiscais da Superintendência de Fiscalização de Posturas.

Já para os desfiles das escolas de samba de Cabo Frio, a única alteração é a interdição da Avenida da Morada do Samba, local onde está montada toda estrutura para a festa. O trânsito nessa avenida ficará interditado das 21h às 4h dos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

Segundo Distrito – Em Tamoios, a estratégia será semelhante, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Além de interdições e trabalho conjunto entre as forças estaduais de segurança pública e de Cabo Frio, para o Segundo Distrito, a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu também fará parte da força-tarefa para ordenar o trânsito na RJ-140, visando diminuir o congestionamento, prevenir acidentes – comuns à época – e facilitar a travessia de pedestres na rodovia.

O transporte de areia feito no 2º Distrito por caminhões estarão proibidos de 18 a 22 de fevereiro. Durante a frequência à praia e nos eventos que ocorrerão no local, a orla de Unamar e o Espaço de Eventos serão controlados pela Guarda Municipal e a Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário