Sergio Quissak
Sete meses após ser implantada, a fazenda marinha de José Gonçalves está produzindo mexilhão de excelente qualidade. A informação é da secretária do Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad. Na última sexta-feira (13) o prefeito Mirinho Braga acompanhou a secretária na avaliação realizada na fazenda da Rasa. Durante a visita houve degustação.
Adriana Saad destacou a produção da fazenda de José Gonçalves:
- A produção de mexilhões em José Gonçalves está muito boa. Foram produzidas três toneladas de mexilhões cuja carne é saudável e saborosa. Além do sabor, a carne do mexilhão ocupa toda a concha, característica presente nos melhores mexilhões – disse Adriana.
Na Rasa, com apenas uma long line os pescadores também já colheram ostras e mexilhões. Toda a produção foi vendida pelos maricultores.
As fazendas marinhas de Búzios estão em fase de ampliação e cada uma ganhou mais dois long lines, proporcionando assim a possibilidade de dobrar a produção.
Em junho do ano passado os pescadores artesanais de José Gonçalves e Rasa receberam oito kits especiais contendo todo o material necessário à montagem de fazendas marinhas para a produção de mariscos.
De acordo com Adriana, a produção nas fazendas é de responsabilidade dos próprios pescadores, que receberam formação técnica da Fiperj para desenvolver a atividade. A Prefeitura promove a orientação necessária e fiscaliza e apóia o trabalho até o momento da colheita.
O programa de Maricultura tem por objetivo gerar uma atividade sustentável que proporcione uma alternativa de renda aos pescadores artesanais. Cada Associação é composta por dez famílias de pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário