quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto Escola de Pais é sucesso em Cabo Frio

Fotos: Gilberto Verdade






O projeto Escola de Pais, lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Orientação Educacional (DEGEPE) e do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), foi um verdadeiro sucesso e obteve ótima repercussão. Vários pais saíram empolgados e dispostos a participar de outros encontros.
O evento tem por objetivo incentivar a participação dos responsáveis na vida escolar e formação dos alunos. Previsto para acontecer mensalmente, o próximo encontro será em agosto com a participação das famílias com filhos nas escolas municipais do 2º Distrito.

O último encontro aconteceu no sábado passado, dia 29, e contou com a participação do médico ginecologista e obstetra, Dr. Arturo Vaqueiro. Ele refletiu sobre Os desafios de educar as gerações Y e Z e as mudanças hormonais na adolescência. Dr. Arturo deu dicas importantes aos pais e reforçou a importância do diálogo aberto com os filhos, reafirmando a todo o momento que a orientação é o caminho mais eficaz no combate às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

– Não cabe mais o discurso de alguns pais de que ‘meu filho não pensa nisso ainda’. A conversa precisa existir sim, pois é próprio da idade que comecem a ter dúvidas, desejos, vontades. É uma questão hormonal e somente através do diálogo você poderá prevenir seu filho de uma possível doença ou gravidez fora de hora – alerta o médico. 

Ele aproveita ainda para orientar os pais que não se sentirem à vontade em abordar o assunto com os filhos que procurem ajuda de um especialista. 

- Ao médico não cabe apenas tratar, mas também é papel nosso contribuir com o trabalho de orientação e prevenção. Afinal, nós sabemos que os jovens hoje já possuem a informação sobre todos os assuntos. A nós, profissionais e pais, cabe apenas polir toda essa quantidade de informação bruta. Cabe a todos nós orientar essa garotada e alertá-los sobre os riscos de atitudes tomadas sem responsabilidade” – destaca.  Os pais presentes aproveitaram o momento para fazer muitas perguntas.

Para Andresa Figueiredo Silva, mãe de um casal de alunos da rede municipal, a Escola de Pais está ajudando bastante na educação de seus filhos em casa. Ela destaca que as informações construídas durante o encontro esclareceram muitas dúvidas, principalmente as dela. 
- Eu tinha muitas dúvidas e pensava diferente do que escutei aqui hoje do médico. Então, quando a gente conhece melhor os assuntos se sente mais segura para falar sobre eles com nossos filhos - garante Andresa. A mãe explica também que entende a importância da conversa em casa e sempre procura falar com os filhos, mas ressalta que com conhecimento a conversa fica ainda melhor.

Além da palestra central, os pais se dividiram em três turmas de oficinas temáticas, ministradas por Orientadores Educacionais da SEME. Os assuntos tratados nas oficinas foram drogas, sexualidade e influência da mídia no comportamento dos jovens.

Vale destacar que o Escola de Pais atende ainda uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que determinam que “a educação é dever da família e do Estado, as escolas têm a função de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais”. 

Por entender o dever legal e social de ter um relacionamento de qualidade com os responsáveis, a SEME lançou o projeto que já tem grande adesão das famílias. Para cada encontro estão previstas palestras, reflexões, debates e oficinas de temas como violência, sexualidade, relações afetivas nas escolas e muito mais. As inscrições são feitas nas escolas selecionadas para os encontros e os pais interessados devem procurar os Orientadores Educacionais de sua escola. O evento é direcionado exclusivamente aos pais e responsáveis, não sendo permitida a presença dos alunos, devido ao direcionamento dos temas abordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário