terça-feira, 2 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Cabo Frio marca reunião para tranquilizar pais e funcionários da Escola Municipal Paulo Burle



A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio realiza nesta quinta-feira, 4 de julho, às 10h, uma reunião com pais e funcionários da Escola Municipal Paulo Burle, onde estudava a menina Luana da Silva Souza, que faleceu na última quinta-feira com suspeita de meningite, para tirar dúvidas sobre a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o departamento de Vigilância em Saúde, seguiu o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para os casos de óbito com suspeita de meningite. De acordo com os técnicos que acompanham o caso, foi feita a quimioprofilaxia na família de Luana e na equipe médica que atendeu a menina na UPA do Parque Burle, que são as pessoas que tiveram contato íntimo com a criança (Os contatos íntimos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente).

Ainda segundo os técnicos, não há necessidade de fazer vacinação nas crianças ou de interromper as atividades na escola onde Luana estudava porque a mesma não teve contato prolongado com outras crianças nem com funcionários quando surgiram os sintomas.

O departamento de Vigilância em Saúde agora aguarda o resultado do exame de hemocultura que está sendo realizado no LACEN, no Rio de Janeiro, que indicará a causa da morte. A previsão é de que fique pronto nesta quarta-feira, 03/07. Os exames preliminares, feitos a partir do líquor, utilizado para diagnóstico em casos suspeitos de meningite, realizados na sexta-feira, dia 28/06, descartaram a meningite como causa da morte da criança.

A escola está passando por uma limpeza geral nesta terça-feira (2/7) pelos auxiliares de serviços gerais que trabalham no colégio. A iniciativa partiu da direção da escola, sob orientação da Secretaria Municipal de Educação, como forma de tranquilizar os pais dos alunos sobre a limpeza do estabelecimento.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que em nenhum momento deixou de dar a atenção necessária ao caso, e continua de portas abertas, para esclarecer dúvidas da população através do departamento de Vigilância em Saúde. 

2 comentários:

  1. BAFÃO, mais um caso pra ser abafado, infelismente a escola era tão boa mais sou obrigada a tirar meu filho delá, pois a direção naometea cara,jaestou candada.

    ResponderExcluir
  2. MINHA NETA TEVE ESTA MESMA MENINGITE, GRAÇAS A DEUS ELA FICOU CURADA, AGORA FAZENDO EXAMES PARA VER AS SEQUELAS. NA EPOCA EM 2005 ELES PEDIRAM PARA A FAMILIA NAO COMENTAR COM OS VIZINHOS, NO MESMO INSTANTE LIGAMOS PARA CASA E CONTAMOS A DOENÇA, TODA A VIZINHA FOI CONSULTADA PELA SECRETARIA. ELA FICOU INTERNADA NO SAO SEBASTIAO 18 DIAS, REALMENTE ERA GRAVE, TEM ATÉ ANOTADA NA CADERNETA DE VACINA. TEM QUE ESPALHAR AS NOTICIAS. AINDA BEM QUE ENCONTRAMOS ESPAÇO.

    ResponderExcluir