sexta-feira, 19 de julho de 2013

Arraial do Cabo realizou Pré-Conferência Regional de Meio Ambiente nesta sexta-feira


Autoridades e ambientalistas compareceram a Pré-Conferência Regional de Meio Ambiente, que aconteceu sexta-feira, 19 de julho, no Cinema Municipal de Arraial do Cabo. O evento organizado por uma comissão do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo (CMMA), conta com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente, teve como tema “Resíduos Sólidos”, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida visa preparar os elevados municipais para as Conferências Regional, Estadual e Nacional.
Participaram da mesa de abertura o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Reciclagem, Vinicius Fonseca, o presidente da Fundação Municipal do Meio ambiente, Wanderson Jardim, o secretário municipal do Ambiente, Gontran de Carvalho, o assessor jurídico da Secretaria Estadual do Ambiente, Edson Bedin, o representante do senador Lindberg Faria, Olavo Carneiro e o vereador de Arraial do Cabo, Ayron Freixo.
O secretário técnico da Confederação Nacional dos Municípios, Valdemir Goldmeier, ressaltou a importância de mudar a Lei de Resíduos Sólidos e Saneamento e estipular um prazo nacional para a elaboração de um Plano Ambiental. Ele disse ainda, que acredita que os planos municipais possam ser a chave para resolver dois dos piores problemas do Brasil e parabenizou Arraial do Cabo pela iniciativa.
- Nenhum lugar do Brasil tem um índice maior a 5% de reciclagem. A solução está em começar a discutir o problema dos resíduos sólidos e saneamento pelos municípios e apresentar planos ambientais - disse Valdemir.
De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Gontran de Carvalho, a cidade tem se preparado através do Plano de Gerenciamento de Resíduos que contribui para o fortalecimento dos catadores por meio de programas para a Coleta Seletiva já aprovada pelo Fundo Municipal.  
O evento contou com a participação do secretário de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, Arildo Mendes, do professor do IFRJ, David Barreto, representantes da Prolagos e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
A programação com palestras sobre o tema ao longo do dia foi encerrada no final da tarde, com apresentações de propostas para o Plano Regional de Resíduos Sólidos e Saneamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário