sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ambiente e Ação Social de São Pedro ampliam busca para criação de Associação de Catadores


A Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão ampliando a busca pelos catadores de materiais recicláveis visando a criação de uma futura associação ou cooperativa em São Pedro da Aldeia.

De acordo com a secretária de Ambiente, Adriana Saad. As primeiras reuniões aconteceram com um bom número de catadores e o objetivo agora é conseguir agrupar um número ainda maior visando a criação de uma Associação.

- Temos de mostrar para eles as vantagens do trabalho associado, de como isso vai trazer mais qualidade de vida e renda para todos - afirmou.

Segundo a assistente social Cláudia Brasil, a Secretaria está buscando cadastrar os catadores que, segundo ela, sumiram do campo de visão do poder público após o fim do lixão e o início dos trabalhos do Aterro Sanitário.

- Estamos fazendo busca ativa mesmo, indo às casas dos catadores e mostrando a necessidade  da inscrição no Cadastro Único. Isso vai possibilitar a inclusão em diversos programas sociais já existentes e alguns futuros, que estão sendo elaborados pelo Governo Federal.  E associados, podem aumentar ainda mais a renda - explicou.

A assessora técnica regional do Inea, Rosane Mendonça afirmou que pode ser realizado um trabalho de convencimento dos catadores, mostrando a diferença entre a coleta individual e a feita através de associação.

- Vamos fazer uma grande reunião, mostrando com recursos audiovisuais as vantagens do trabalho associado, que vai além de uma renda melhor - afirmou. O encontro ainda não tem data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário