sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conta de luz na Região dos Lagos sofrerá reajuste


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira, em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Ampla. As novas tarifas entrarão em vigor para os consumidores já a partir do dia 15 de abril, para 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 66 municípios do Rio de Janeiro. Para os consumidores residenciais, o índice de reajuste será de 11,93% nas contas de luz.

Os índices aprovados pela Aneel devem incidir na tarifa já reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro e conforme dispõe a Lei nº 12.873/2013. Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.


Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

3 comentários:

  1. Muito legal. A presidenta nos coloca um mel na boca nos dando uma diminuição na conta , vem a aneel e faz voltar os exatos 11% q a dilma nos deu. Querem nos fazer de idiotas mesmo né!!

    ResponderExcluir
  2. Viu ? Foram de "mala e cuia" , rumo à Brasília em uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados reclamar dos seviços da AMPLA.
    Tomam aumento na cabeça....rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber a que veio esta presidenta, deixara uma marcar em qual setor que funciona.

    ResponderExcluir