sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PM já começou a investigar denúncias de cobrança de propina feita por policiais em Cabo Frio



Fonte: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=22549



O comandante do 25 º Batalhão da PM em Cabo Frio recebeu a denúncia e, segundo ele, as imagens não retratam a totalidade da Corporação.



A PM já começou a investigar as denúncias de cobrança de propina que teria sido feita por policiais militares em Cabo Frio. Na noite da última quarta (30), uma confusão envolvendo moradores e polícia no bairro Porto do Carro resultou em imagens surpreendentes e até mesmo, chocantes. Nelas, policiais aparecem recebendo dinheiro. De acordo com traficantes e moradores, para evitar qualquer represália ao crime.


O comandante do 25 º Batalhão da Polícia Militar em Cabo Frio recebeu a denúncia visivelmente incomodado. Segundo ele, as imagens não retratam o que a Corporação é de fato e que 3 PM's não representa nem 1% de todos os Policiais Militares. Assim que soube da notícia, o comandante tomou providências.


Uma equipe da delegacia de Polícia Judiciária Militar veio do Rio de Janeiro para ouvir os três PM's. Eles foram chamados ao quartel, assim que o comandante viu a reportagem sobre a cobrança de propina por parte dos PM's. Para fazer vista grossa ao tráfico de drogas no Beco do Rato, no bairro Porto do Carro, periferia de Cabo Frio, eles teriam cobrado dos traficantes.


A reportagem foi exibida nesta quinta (1) no RJ INTERTV 1ª edição. Na noite de quarta (30), moradores entraram em confronto com a polícia.


Pouco depois da confusão, era possível ver as marcas da violência pelas ruas. O motivo seria o atraso no chamado  'arrego", dinheiro pago pelos bandidos aos PM's para não interferir na venda de drogas no local.


A história contada pelos moradores é ilustrada pelas imagens. Elas foram feitas pelos próprios traficantes e também por moradores. Estão distorcidas porque há muitos menores. A gravação é uma emboscada para os policiais que teriam pedido aumento no valor da propina. Jovens se exibem para a câmera e contam o dinheiro que vai ser entregue aos PM's.


Na sequência, aparece um policial. Depois uma colega que pede o dinheiro. Ela conta as notas e coloca no bolso. Os dois vão embora e os traficantes comemoram o flagrante.


Se ficar comprovada a cobrança de propina, os policiais podem responder por corrupção passiva, além do inquérito disciplinar. A punição vai desde advertência administrativa à expulsão da corporação.

7 comentários:

  1. Resta saber se vão apurar o caso mesmo ou vi cair no esquecimento,isso é caso para expulsão,esses 3 forão apenas 3 dos diversos que existem inclusive no trânsito para não levar motos e carros presos,não são todos os policiais,ainda existe os bons,mais creio que sejam minoria infelismente,e não vem com essa de que policia ganha pouco pois quando vão prestar o concurso ja sabem disso.

    ResponderExcluir
  2. Temos em nosso ordenamento jurídico tipos de flagrante permito e não permitido genericamente falando.
    No tipo não permitido existem dois:
    1) Preparado
    2) Forjado

    O caso se encaixa no primeiro. É duro, é inaceitável, mas é a Lei, e serve para qualquer cidadão.

    ResponderExcluir
  3. NAO TENHA DUVIDA DE QUE E APENAS MAIS UM ENTRE MILHARES QUE AINDA IRAO ACONTECER, QUER ME ENGANAR ME DE BALA JUQUINHA....

    ResponderExcluir
  4. Os tais traficantes tinham que ficar gravando por um mês e aí sim veríamos se eram apenas 3 mesmo os desonestos da corporação...

    ResponderExcluir
  5. É verdade Anônimo. Já sabem das normas, regras e salários, depois somos obrigados a ouvir essa desculpa.
    Agora só espero que a imprensa de Cabo Frio, também acompanhe esse caso, para que a população saiba do final desse caso lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Vários policias recebi arrego do trafico na estradinha velha que é uma rua sem iluminação e calçamento que fica entre Porto do Carro e a Boca do Mato. Eles para a viatura e espera alguém domovimento traser o arrego e vai embora contando o dinhero do trafico.
    Os unico que num aceita arrego é Berná e Fàbio. O resto é tudo corrupito.

    ResponderExcluir
  7. Resta saber se vão apurar o caso mesmo ou vi cair no esquecimento,isso é caso para expulsão,esses 3 forão apenas 3 dos diversos que existem inclusive no trânsito para não levar motos e carros presos,não são todos os policiais,ainda existe os bons,mais creio que sejam minoria infelismente,e não vem com essa de que policia ganha pouco pois quando vão prestar o concurso ja sabem disso. essa do garoto Elcio foi sacanagem mais deus vai dar o troco

    ResponderExcluir