quarta-feira, 2 de abril de 2014

MAMAÇO CABO FRIO: Mães fazem protesto pelo direito de amamentar em qualquer lugar

Movimento surgiu depois que empresária foi impedida 
de amamentar a filha em consultório odontológico

Juliana e a pequena Eloa na defesa da amamentação
Ana Lúcia de Oliveira

Mães cabofrienses que têm filhos, ou já tiveram, em fase de amamentação, estão sendo convocadas para participar, na próxima segunda-feira (7), às 10h30m, do I Mamaço Cabo Frio, encontro para promoção do Aleitamento Materno em qualquer lugar sem descriminação. A mobilização começou depois que uma odontopediatra expulsou uma mãe que amamentava a filha, de um ano e dois meses, durante a consulta da bebê. O caso aconteceu em Cabo Frio, no dia 17 de março deste ano, e foi ponto fundamental para levantar a questão do direito da mãe amentar o filho, em público, sem temer represálias ou ser descriminada.

As protagonistas da história foram a empresária Juliana Monteiro e a pequena Eloa. Mãe e filha foram ao consultório da dentista Cláudia Lúcia Monteiro de Oliveira Palhas, no centro da cidade. Segundo Juliana, sem perguntar se a mãe queria desmamar a criança, nem mesmo sobre a higiene bucal do bebê, a dentista foi logo dando a receita de como fazer para que Eloa largasse o peito. "Ela disse que mulheres carentes é que precisam ficar amamentando por tanto tempo, ou então, aquelas que não têm condições de comprar leite, o que não era o meu caso. Fiquei chocada. No meio da conversa, Eloa puxou minha blusa para mamar e eu a coloquei no peito. Foi então que a dentista se levantou e me retirou da sala", disse Juliana.

As palavras da dentistas, segundo ela, foram: "Ah não!!! Fazer isso no meu consultório não! Na minha cadeira ainda? Pode levantar e tratar de tirar esse peito dela".

A mãe de Eloa saiu do consultório indignada. Ela chegou a ir na 126ª DP (Cabo Frio) para fazer registro. Mas lá foi orientada pelo delegado que não tratava-se de crime. Foi então que Juliana teve a ideia de fazer um testemunho no Facebook. A resposta não poderia ser mais positiva. O relato dela teve mais de cinco mil compartilhamentos, em menos de uma semana, além de mensagens de apoio. A projeção foi tão grande, que a Casa da Borboleta, de São Paulo, ONG de apoio ao parto humanizado, paternidade e maternidade ativa e amamentação, organizou o ato pela liberdade no Aleitamento Materno.

"O pessoal da Casa da Borboleta entrou em contato comigo. Eles queriam trazer o Mamaço para o Rio de Janeiro e viram no meu caso uma ótima oportunidade. Afinal, as mães não deviam ser privadas de amamentar os filhos. O evento chama atenção para a importância do ato de amamentar onde e quando o bebê quiser, pois se trata de uma necessidade primária. O que eu concordo plenamente. O ato de amamentar não é crime, obscenidade, muito menos errado. Trata-se de amor, carinho e saúde ", disse a mãe de Eloah, que tem mais dois filhos. 

Outros eventos já aconteceram no Brasil
E Juliana está certa. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é considerada padrão ouro de nutrição infantil. A recomendação é a amamentação por, no mínimo, dois anos, sendo que de maneira exclusiva os seis primeiros meses. Estudos científicos apontam o aleitamento como um dos fatores que diminuem as alergias, otites, asma, bronquite, e também protegem na vida adulta, diminuindo a hipertensão, obesidade e colesterol. 

A empresária chegou a fazer uma representação contra a dentista no Conselho Regional de Odontologia (CRO). "Fiz para que o órgão faça alguma coisa com relação à postura da dentista", declarou Juliana.

A equipe de reportagem do RC24H entrou em contato com a dentista Cláudia Lúcia Monteiro de Oliveira Palhas, para ouvir a versão dela do ocorrido. Mas ela não pode atender a equipe, alegando que estava em cirurgia.

O Mamaço Cabo Frio está no Facebook e várias mães estão apoiando o evento, mandando fotos e se mobilizando a favor da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário