Após interdição pela Defesa Civil, antigo prédio foi totalmente demolido
Foram 11 meses de espera, mas nesta sexta-feira (dia 1º), às 18 horas, a comunidade de Bananeiras, em Araruama, receberá a nova Escola Municipal André Gomes dos Santos. Interditado pela Defesa Civil em junho de 2011, o prédio antigo, que a princípio seria reformado e ampliado, precisou ser totalmente demolido, dando lugar a uma nova estrutura, que oferece mais conforto e segurança para pais, alunos, professores e demais funcionários. Ao todo, a nova escola vai abrigar 965 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental (antiga oitava série), que já começam a utilizar o novo prédio a partir de segunda-feira (dia 4). Também serão atendidos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
- Foi uma construção em tempo recorde – comentou a secretária de Obras, Sheila Raposo, lembrando que, pelo projeto inicial, a obra de reforma e ampliação seria entregue no início de março, “mas depois de iniciarmos o trabalho, percebemos que a estrutura do prédio antigo estava totalmente comprometida, e não poderia ser reutilizada como havíamos pensado. Então, tivemos que começar a obra do zero, e esticar o prazo de entrega em quase três meses. Mas valeu à pena. O prédio ficou bem melhor, e não apresenta mais qualquer risco à segurança dos alunos” – explicou.
Além de mais segurança, a obra também acabou com outro grave problema enfrentado por pais, alunos e funcionários: as enchentes. “Antes de construir o novo prédio, o terreno foi totalmente aterrado em cerca de 30 cm. Com isso, acabaram-se os problemas em dias de chuva” – informou Sheila. O prefeito André Mônica lembra que após esta obra, a André Gomes ganha status de escola modelo, e passa a ser a segunda maior da rede municipal de Araruama (a maior construída pelo atual governo), com cerca de 270 m² de área construída.
André Gomes: antes e depois
A antiga André Gomes tinha:
- capacidade para 860 alunos em três turnos
- oito salas de aula no térreo
- quatro salas no pavimento superior
- duas salas adaptadas para funções diversas
- refeitório
- área administrativa
- dois banheiros
- área de pátio coberto
- quadra de areia a céu aberto
A nova André Gomes tem:
- capacidade para 965 alunos em três turnos
- secretaria
- arquivo
- portaria
- pátio coberto ampliado
- sala de professores com banheiro
- sala para Orientação Educacional
- sala para Orientação Pedagógica
- sala para coordenação de turno
- duas salas de aula específicas para ensino infantil com banheiros adaptados para crianças
- play ground
- 14 salas de aula no piso superior
- sala de informática
- biblioteca com sala de estudo
- varandas cobertas para acesso a todas as dependências da escola
- escada e rampa para acessibilidade
- refeitório ampliado
- cozinha e demais dependências
- vestiário exclusivo para o pessoal de apoio alimentar
- banheiros amplos no térreo e no piso superior, sendo quatro adaptados para alunos com necessidades especiais
- quadra polivalente coberta e com vestiário feminino e masculino (que pode ser usada pela comunidade sem a necessidade de circular pela área da escola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário