terça-feira, 15 de abril de 2014

Chuva causa alagamento e faz desabrigados na Região dos Lagos

Defesa Civil dos municípios estão em alerta; 
Previsão é de chuva para o feriadão

Castelinho em Arraial do Cabo ficou com ruas alagadas (Fotos: Internauta)

Diogo Reis

As duas horas de chuva desta segunda-feira (14) causou transtornos em toda Região dos Lagos e deixou a Defesa Civil de todos municípios em estado de alerta. Em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio foram registrados diversos pontos de alagamento e algumas famílias ficaram desalojadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a pluviometria média da noite foi de 19mm, no período em que choveu, com pico de 20mm, às 20h. Em Cabo Frio, choveu dobro, mas num período maior, de 18h a 2h.

Em Arraial do Cabo, a Avenida Getúlio Vargas, Centro, Castelinho e Sítio ficaram alagados.  Mas, segundo a Defesa Civil cabista, bastou a chuva cessar para que a água escoasse.

"Os pontos de alagamentos foram os de sempre. É normal que chova forte e alague certas localidades. A maior preocupação foi com o Morro da Coca-Cola, onde comumente há risco de desabamentos. Fizemos uma rona na noite de ontem (segunda-feira, 14), e não houve problemas. Estamos de alerta", explicou Marcelo Fernandes, coordenador da Defesa Civil do Município, Marcelo Fernandes.

Uma casa na Rua do Fogo, bairro de São Pedro da Aldeia, precisou ser interditada e os moradores precisaram buscar abrigo na casa de parentes. Parte da varanda da casa caiu durante a madrugada no bairro Rua do Fogo. Na hora do desabamento, três pessoas estavam na casa: o proprietário do imóvel, Alvanir Souza Loroza, de 37 anos, e as duas filhas dele, uma de 13 e outra de 18 anos.

Em Cabo Frio, houve um pedido de socorro, na Rua Três, na Vila do Sol. Uma família ficou impedida de entrar na própria casa por conta do alagamento. De acordo com a Defesa Civil, a região central da cidade foi a mais atingida. A situação na Avenida Julia Kubitschek foi uma das mais graves. Parte da rua ficou alagada e o trânsito, complicado. Pedestres não conseguiam atravessar a via.

Comportas abertas

O modelo de concessão da Prolagos, responsável pelo tratamento de esgoto nos municípios de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro, prevê que o tratamento aconteça somente a tempo seco. Em caso de chuvas torrenciais, como a desta segunda-feira (14), as comportas são abertas e despejado na Lagoa de Araruama in natura. Em Iguaba, aconteceu sob o pedido da Defesa Civil, devido à elevação do nível do Rio Salgado, que subiu cerca de 40cm.

"Precisamos solicitar à Prolagos que abrissem as comportas, para evitar que o esgoto voltasse. Elas serão mantidas enquanto permanecer o tempo chuvoso. Estamos em alerta. Em Iguaba, registramos apenas bolsões d'água em alguns pontos do município, mas nenhuma ocorrência de grande importância", conta Marcus Dothavio, coordenador da Defesa Civil.

Feriado com chuva

As chuvas devem perdurar até a próxima quinta-feira (17) e retornam no sábado (19), com intensidade menor, mas de forma distribuída entre a manhã, a tarde e à noite. As temperaturas devem se manter amenas, não passando dos 28 graus até a próxima quinta-feira (24).
A média deve ser de 13 milímetros de chuva por dia, de acordo com o Jornal do Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário