quinta-feira, 20 de março de 2014

Procon fez operação nos ônibus da Região dos Lagos

Ação tem como objetivo apurar denúncias levadas 
ao órgão pela população sobre o transporte coletivo 


A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, fez em Cabo Frio a Operação Roleta Russa. Foram fiscalizados ônibus que são alvo de denúncias da população.

A ação foi em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio, representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e ocorreu na madrugada de ontem (19).

Foram encontradas irregularidades em 43 ônibus do Grupo SMS, que reúne as empresas Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro. Nenhum veículo foi interditado, pois todas as irregularidades encontradas foram solucionadas enquanto os fiscais estavam presentes. 

Pelas irregularidades encontradas, as empresas do grupo foram autuadas e serão multadas. Os fiscais estiveram nas garagens e vistoriaram os ônibus na medida em que se preparavam para circular. Eles identificaram diversos tipos de problemas: elevador para cadeirantes com defeito, bancos soltos, extintores com prazo de validade vencido, campainhas para passageiro descer sem funcionar, além de lanternas e faróis queimados.

Os agentes interditaram 43 veículos que não puderam ser consertados enquanto a equipe do Procon realizava a fiscalização, e esses ônibus só poderão circular novamente quando os problemas forem solucionados e mediante nova vistoria. Foram 35 veículos da Salineira, cinco da Viação Montes Brancos e três da Viação São Pedro.

Em nota, a Viação Salineira afirma que apoia esse tipo de operação, mas nega que qualquer ônibus tenha sido interditado, como informa a matéria publicada pela assessoria de imprensa do Procon RJ:

A Auto Viação Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro informam que 178 ônibus da empresa foram fiscalizados, na madrugada de ontem (19), durante a Operação Roleta Russa, realizada pelo Procon-RJ e Ministério Público.

Durante a fiscalização, foram encontrados pequenos problemas; dois elevadores para cadeirantes estavam operando de forma manual, um extintor de incêndio estava despressurizado e algumas botoeiras de sinalização de parada se encontravam inoperantes, porém todos os itens foram solucionados antes do término da ação.

Ao final da operação, todos os ônibus foram considerados aptos a circular e foi dado destaque ao excelente estado dos pneus e itens de segurança.

A empresa comunica que apoia esta operação e todas as ações que incentivem a melhoria na prestação de serviços para o consumidor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário