quinta-feira, 20 de março de 2014

Pescadores fazem protesto pacífico em São Pedro da Aldeia

Manifestantes também levaram suas reivindicações à Câmara Municipal


Luciano Moreira

Pescadores da cidade de São Pedro da Aldeia fazem, nesta quinta-feira (20), uma manifestação em frente à sede da prefeitura, em protesto à proibição da pesca de tróia, modalidade que usa dois barcos ligados por uma rede em formato de meia-lua.

A prefeitura chegou a reforçar a presença de guardas municipais, mas a manifestação segue pacífica, com os pescadores empunhando cartazes em que reivindicam seus direitos e pedem mais empenho do prefeito Cláudio Chumbinho na resolução do problema junto ao Ministério da Pesca, de onde partiu a proibição. 

Os pescadores conseguiram participar da sessão da Câmara Municipal, onde ficaram na platéia com seus cartazes, e foram ouvidos pelos vereadores.

A insatisfação da categoria começou após o aviso de que, a partir do dia 17 de abril, a pesca de tróia estaria proibida da região conhecida como Ponta da Areia até as proximidades da Ponte Wilson Mendes.  Os pescadores alegam que a pesca de tróia é tradicional e faz parte da cultura local, transmitida de pai parta filho e é a base do sustento de muitas famílias.

Segundo representantes dos pescadores, foram feitas tentativas de audiência com o prefeito, Cláudio Chumbinho, mas ele não os recebeu e mandou, via representante, um abaixo-assinado para que fosse preenchido pelos próprios pescadores, para que a prefeitura encaminhasse o documento ao Ministério da Pesca, numa tentativa de rever a decisão.
 
Pesca de tróia

Nenhum comentário:

Postar um comentário