terça-feira, 11 de março de 2014

Começa vacinação contra o HPV em Cabo Frio

Primeira etapa da vacinação será feita apenas nas escolas. Material informativo sera distribuído á população




Meninas com idade entre 11 e 13 anos, moradoras de Cabo Frio começaram a receber a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) ontem, segunda-feira (10). A vacinação que passa a integrar o calendário do Ministério da Saúde começou pela Escola Municipal Themira Palmer, no bairro Manoel Corrêa, com a presença do Prefeito Alair Corrêa; do Secretário Municipal de Saúde, Dirlei Pereira e da Secretária Municipal de Educação, Elenice Martins.

Sunamita foi a primeira a receber a vacina em Cabo Frio
Sunamita Francelino de Souza, de 11 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, foi a primeira a receber a dose da vacina: "meus pais sabem a importância da vacinação e por isso autorização que eu recebesse a dose. Além disso, estou me prevenindo de doenças e a vacina não dói, apesar de ter ficado um pouco nervosa", disse a menina.

Durante essa primeira etapa da campanha, a vacinação será feita nas escolas. Para tirar as dúvidas dos pais foram confeccionados manuais, cartilhas e folders, com informações sobre a doença e sobre a vacinação. De acordo com a coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, a meta é a redução da incidência do câncer de colo de útero no país. Nesta primeira etapa devem ser vacinadas cerca de 5.300 meninas somente em Cabo Frio.

Não há contra indicação para receber a vacina. Porém, a única recomendação é de que a jovem não esteja grávida. Para receber a imunização, que será realizada até o dia 10 de abril nas escolas, é necessário que a adolescente leve um documento de identificação e tenha a autorização de um dos responsáveis.

Em Cabo Frio, a vacinação será feita em 96 escolas, sendo 53 públicas e 20 particulares, além das unidades de ensino do Segundo Distrito.

Alair faz apelo
  

O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, que acompanhou o início da vacinação, fez um apelo em relação à resistência de alguns pais em autorizar que suas filhas recebam a primeira dose da vacina: “como constatamos alguma resistência por parte de alguns pais em deixar que as meninas recebam a vacina, é que fazemos um apelo para que permitam a aplicação, pois estarão protegendo-as de doenças como o câncer no colo do útero. A vacina pode ser tomada nas escolas e postos de saúde do município onde o governo federal e municipal colocaram disponíveis 6.400 doses” informou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário