sexta-feira, 7 de março de 2014

Período de defeso começa e está proibida a pesca do camarão na Lagoa de Araruama

Objetivo da paralisação é a preservação da espécie. Pescadores profissionais têm direito ao Seguro Defeso

Camarão pescado na Lagoa de Araruama geralmente é menor que os demais



Desde o último dia 1º de março até o dia 31 de maio, está proibida a pesca profissional, desportiva e amadora de camarão em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Para aqueles que forem flagrados desrespeitando a proibição, as penalidades previstas vão desde multa até a detenção, além de apreensão dos apetrechos de pesca, previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

Seguro


O Seguro Defeso é um benefício, no valor de um salário mínimo, fornecido ao pescador
  
profissional impedido de pescar durante o defeso. Para requerer o benefício, o pescador precisa estar cadastrado como pescador profissional no Ministério da Pesca e Aquicultura, pelo menos um ano antes do início do defeso, e ser inscrito no INSS como segurado especial. 


Estoque

Os pescadores profissionais, frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares devem declarar ao órgão ambiental estadual os estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados provenientes da laguna, para poder comercializar os pescados durante o defeso.

Denúncias


Os ambientalistas pedem à população que contribuam para que o defeso do camarão dê resultado, evitando o consumo de pescados da laguna, que podem ter sido capturados durante o período de defeso.  Geralmente, o camarão pescado na Lagoa de Araruama é vendido misturado a pequenos peixes, conchas e algas, tem coloração mais escura e seu tamanho é bem abaixo do camarão de cativeiro, comumente vendido nas peixarias da região.
Outra forma de ajudar é denunciando as pessoas que praticam a pesca ilegal e os locais onde esta pesca acontece.  O número para fazer a denúncia é o 199.



Camarão da Lagoa de Araruama é vendido misturado a pequenos peixes, conchas e algas


2 comentários:

  1. coitado dos pescadores mais arroz com carujo mais vão serem levados presos como bandidos e ate agredidos :(

    ResponderExcluir
  2. Defeso sem fiscalização fica difícil!mesmo depois do término do defeso tinha que continuar a fiscalização,pq os predadores(pescadores)pescam com malha de 6 mm.fizeram uma pressão no defeso de 3 meses da lagoa no ano passado prendendo puçá de pescadores amadores e deixaram o pescador "profissional"acabar com o camarão em dois dias com essas malhas de 6mm.Isso é o resultado de muitos(governantes) querendo aparecer no periodo do defeso e depois somem.

    ResponderExcluir