segunda-feira, 10 de março de 2014

Dormitório das Garças é aprovado para receber Unidade de Policiamento Ambiental

Ocupação da Polícia Militar deve coibir não só crimes ambientais como outros delitos registrados no local

Padrone (centro) vistoriou o Parque na última quinta-feira (6) (Fotos: Luciano Moreira)
Diogo Reis e Ana Lúcia de Oliveira*

Está aprovada a instalação da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) no Parque Municipal Dormitório das Garças, às margens do Canal Itajuru, em Cabo Fio. O local foi vistoriado e aprovado pelo coordenador de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) da secretaria Estadual do Ambiente, coronel José Maurício Padrone, na última quinta-feira (6).

Uma das motivações para a instalação da UPAm foi a invasão que o Parque vinha sofrente de criminosos. O local alvo de vandalismo no início do ano e, segundo denúncia do Blog, estava sendo sitiado por traficantes de comunidades próximas. foi oferecido pela prefeitura para a instalação da UPAm. Padrone disse que a Secretaria do Ambiente tem os recursos para pagar as gratificações aos 22 PMs que vão atuar na nova unidade de fiscalização de crimes ambientais.

"Desde que o Batalhão de Polícia Florestal foi transformado em Comando de Policia Ambiental, a Região dos Lagos ficou desguarnecida. Os agentes têm que sair de Niterói, com custo operacional muito alto. Essa parceria com o município é oportuna porque Cabo Frio é um ponto estratégico para enfrentar esses tipos de problemas que vem acontecendo", disse o coronel.


Dormitório é considerado local estratégico por órgãos ambientais
O Dormitório das Garças fica em meio a um manguezal do Canal Itajuru, que liga a Lagoa de Araruama ao mar. O local é estratégico para deslocamento dos policiais para qualquer ponto de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e outros municípios. O manguezal é refúgio e criadouro de garças e outras aves e animais marinhos.

"O bom do local é que ele fica bem localizado, pois fica em uma avenida estratégica, e também às margens do Canal Itajuru. Isso facilita a saída das viaturas pela água e pela terra, dando mobilidade à fiscalização", disse o coronel. 

Segundo Padrone, o novo secretário estadual de Meio Ambiente, Índio da Costa, determinou como prioridade a instalação de uma UPAM na Região dos Lagos para policiar as áreas que ficaram descobertas com a desativação dos postos do antigo Batalhão Florestal da PM de Paria Seca, em Araruama, e de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

A nova unidade, que vai atender os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Casimiro de Abreu, será formada por 22 homens e terá a sede em posição estratégica para fiscalizar o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), que é a unidade de conservação mais visitada do estado. Os policiais também vão garantir a preservação do Dormitório das Garças, que é um espaço para pesquisas de reprodução de animais e aves marinhas. 

*Colaborou Paulo Roberto de Araújo de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário