sábado, 8 de março de 2014

Convênio traz especialista para operar no Hospital São José Operário em Cabo Frio

Médico otorrinolaringologista vai fazer cirurgias na unidade municipal, evitando o envio de pacientes para a capital

Cirurgias serão realizadas no HSJO em São Cristóvão
Cirurgias de nariz, ouvido e garganta vão começar a ser realizadas no Hospital São José Operário, em Cabo Frio. Por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e o médico Hélio Fernando Abreu, os pacientes da rede pública de saúde não precisaram buscar as operações em outras cidades. Os agendamentos começam em março e os pacientes serão encaminhados pelos médicos que já atendem no Posto de Atendimento Médico (PAM). A marcação será feita na própria Secretaria Municipal de Saúde.

Em Cabo Frio, semanalmente, os quatro profissionais que atendem no PAM, no Braga, chegam a realizar cerca de 80 consultas. Os casos cirúrgicos são encaminhados através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para atendimento no Hospital da Lagoa, Hospital Federal dos Servidores e Hospital do Andaraí, todos no Rio de Janeiro. Os pacientes são inseridos no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e precisam aguardar a liberação de uma vaga na lista que inclui pessoas de todo o estado, o que muitas vezes, demanda meses de espera. As patologias mais comuns são: faringite, amidalites, otites, síndromes vestiginosas, roncos e apneia do sono, sinusites e rinites.


Hélio Fernando Abreu
Para acabar com este sofrimento dos pacientes, o médico Hélio Fernando Abreu vai fazer as cirurgias no Hospital São José Operário, que fica no bairro São Cristóvão. O médico está na vanguarda do que há de mais avançado no Brasil para o tratamento clínico e cirúrgico das patologias associadas ao ouvido, nariz e garganta. "Quando necessário realizamos as principais cirurgias de ouvido, nariz e garganta utilizando as técnicas mais seguras, modernas e com comprovação científica de eficácia, adequadas para cada paciente", explicou o especialista.

Para o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dirlei Pereira, o convênio vai dar mais comodidade aos cabofrienses.

- Não é possível que esses pacientes tenham que aguardar tanto tempo para realizar essas cirurgias. Por isso, firmamos esse convênio para dar conforto e qualidade no atendimento do morador de Cabo Frio. É uma iniciativa pioneira na Região dos Lagos e estou muito satisfeito em poder resolver mais essa demanda – disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dirlei Pereira.

O médico Hélio Fernando é doutorando em genética médica pelo IPPMG (UFRJ), mestre em otorrinolaringologia pela UFRJ, especialista em otorrinolaringologia pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pela ABORLCCF (Associação Brasileira De Otorrinolaringologia E Cirurgia Cérvico-Facial), especialista em medicina estética e cirurgia plástica facial pelo MEC e especialista em medicina do sono pela ABORLCCF e AMB, o médico Hélio Fernando Abreu terá uma agenda semanal no município.

Um comentário:

  1. Esse médico tem conhecimento que os salário dos médicos contratados sempre são atrasados? Ele já foi verificar se há condições para esses procedimentos no São José? Como por exemplo:Aparelhagem, medicamentos cirúrgicos? Se está tudo controlado, muito bem, porque não adianta trazer os melhores cirurgiões se não houver condições MÍNIMAS para desenvolver um trabalho. Já ouvi várias veze, médicos cirurgiões se queixaram da falta de condições pra operar no São José.

    ResponderExcluir