quarta-feira, 26 de março de 2014

Bandidos ditam regra e população do Jardim Peró, em Cabo Frio, convive com o terror

Moradores são impedidos de sair de casa e ameaçados; 
Para fugir da polícia, criminosos invadem residências

Ruas desertas por ordem de bandidos que tentam dominar o local (Arquivo)

Diogo Reis

"Tá olhando pra rua por quê? Num é pra ficar na janela não". O singelo gesto que inspira poetas está proibido. Pelas ruas, não há caminhar. E o jeito de olhar, cada vez mais ameaçador, atira contra a liberdade. Assim, vive o os bairros Jardim e Reserva do Peró, em Cabo Frio. Moradores sem sair de casa, ruas desertas preenchidas de medo. Desde fevereiro, quando duas pessoas ficaram feridas, os relatos feitos por moradores ao RC24H são em tom de pânico. As ruas Porciúncula, Sergipe, Bahia, Rio
de Janeiro e Espírito Santo são apontadas como pontos críticos, onde teria acontecido tiroteio pela manhã.

Adolescente de 16 anos morto a tiros na segunda (24)
De fevereiro para cá, quatro menores foram baleados e um adolescente de 16 anos foi morto a bordo de uma moto, nesta segunda-feira (24). A  Escola Municipal José Bonifácio, no Jardim Peró, desde então, já teve as atividades interrompidas, pelo menos, três vezes. Há relatos, inclusive, de que, nesta quarta-feira, ela foi esvaziada novamente.

"Bandidos pediram pra não ficarem nas ruas,q n vão fazer nada com os moradores. As aulas agora a tarde foram suspensa. Tá difícil conviver com tanta violência", conta um internauta na fanpage do RC24H.

E não é só direito à livre a locomoção no território que é tolhido. A intimidade, por vezes também é ameaçada. Para escapar do patrulhamento da Polícia Militar, os bandidos tentam esconder drogas, armas ou a si próprio na cada de moradores.

"Eles passam de um lado para o outro com armas, mandam fechar as portas. Eles precisam se esconder e usam o terreno dos moradores pra isso", conta uma moradora.

Região tem sido alvo de ações da Polícia Militar (Luciano Moreira/Arquivo)

Para o comandante do 25º BPM, tenente-coronel Ruy França, a crescente violência naquela região é consequência justamente das ações da Polícia Militar. Ao sufocar uma área, bandidos fogem para dominar um novo território.

"Estamos trabalhando para tranquilizar a região do Jardim Esperança, que, em outro momento, estava saindo do controle. Mas não esquecemos do Jardim Peró e da Reserva. Temos feitos trabalhos diários, apreensões importantes. Vamos trabalhar para devolver a paz àquela comunidade, mas a mudança não acontece de uma hora para a outra", explicou o comandante, que reforça a necessidade de a população estreitar o contato com o Batalhão.

"Infelizmente, temos conhecimento que há morador que apoia esse tipo de atividade criminosa, dando cobertura e informando sobre a presença da polícia. Por isso, os que se sentem ameaçados precisam ver a PM como uma aliada e nos procurar".

A prefeitura de Cabo Frio desmente a informação de que serviços estão sendo suspensos. Em comunicado oficial, através da secretaria de Comunicação Social, foi informado que nenhuma atividade foi suspensa por quaisquer secretarias ou autarquia – lê-se Comsercaf. Sobre a suspensão de aulas, a prefeitura explica que algumas atividades acabam sendo interrompidas porque os próprios pais dos alunos buscam eles durante o período escolar, acarretando, esporadicamente, na interrupção das atividades.

Serviço:

Disque-denúncia: 2643-0190
E-mail: 25bpm@policiamilitar.rj.gov.br

Saiba mais:

IMAGENS FORTES: Menor é morto a tiros no Jardim Peró

Tiroteio leva pânico ao Jardim Peró, em Cabo Frio

Tiroteio fere duas pessoas na Reserva do Peró, em Cabo Frio

Tiroteio na Reserva do Peró deixa dois jovens feridos

Armas e drogas são apreendidas na Reserva do Peró


4 comentários:

  1. É,Renata a coisa aqui no J.Peró esta realmente feia.Todo dia tem tiroteio,com pelo menos um morto,aulas nas escolas são raridade e nossos filhos estão assustados com tanto terror.Muitos moradores estão saindo do bairro.Mas o que mais nos incomoda é o silencio das autoridades.Até parece que nada esta acontecendo.Poucos falam sobre isso,posso citar alguns que mostram a verdade dos fatos como o seu blog,o reporte Eduander,Rafael Peçanha ...O
    nosso bairo pede socorro em silencio,acoado pelo medo imposto pelo trafico. A coisa esta feia aqui!

    ResponderExcluir
  2. CADE O POLICIAMENTO NO NOSSO BAIRRO???? PRECISAMOS DE AJUDA! ENQUANTO A PM DA FAZENDO BLITZ OS MORADORES NO JARDIM PERO TA CORRENDO RISCO DE VIDA... N SE VÊ UMA VIATURA FAZENDO NADA... AS ESCOLAS N FUNCIONAM SOMOS REFÉNS DA NOSSA PRÓPRIA CASA!

    ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES????

    ResponderExcluir
  3. Absurdo isso..hoje estive no colegio do meu filho e a diretora disse q nada pode fazer...estao pedindo ajuda a prefeitura e eles ignoram....policia em cabo frio nada fazem pq recebem suborno do trafico....prefeito..policia..e bandido estao no mesmo nivel em quem sofre eh o povo .
    somos refens da violencia ...estou indignada pq meus filhos nao podem frequentar escola com segurança..e o prefeito para abafar diz q as escolas estao funcionando e sao os pais q tiram ou nao levam as crianças no colegio...pro inferno ele qria ver se fosse filho dele

    ResponderExcluir
  4. Realmente conheço varios funcionarios de escola no Jardim Peró e eles estão assustados pois os bandido vão nas escolas mandar fechar e o sr Prefeito diz que não porque não bota um guarda nas escolas um escola que ta sendo muito afetada è a escola José Bonifácio

    ResponderExcluir