quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Lembra do apagão? A coisa também ficou "preta" pra Ampla

Indignada, população não poupa criatividade nos protestos contra a concessionária


Mesmos com apagões, contas continuam "salgadas"
Segundo ranking do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do estado, a Ampla é a sétima colocada geral em número de reclamações, com 23,8 mil processos.  Procon-RJ entra com ação civil pública contra a concessionária

Interrupções no fornecimento de energia e danos a equipamentos eletrônicos são alguns dos motivos que levam milhares de consumidores a acionar a concessionária na Justiça. O próprio serviço de atendimento ao consumidor do estado, o Procon-RJ, entrou com ação civil pública contra a empresa no último dia 3. A ação, impetrada na 1ª Vara Empresarial fluminense, alega que as interrupções de energia são constantes no estado e que isso é um descumprimento do contrato de concessão a que a empresa está submetida.

Comerciantes estão entre os mais prejudicados com os apagões
“Ao longo dos últimos anos, percebemos que o fornecimento de energia no estado do Rio vem sofrendo com inúmeros problemas e quem vem arcando com os prejuízos são sempre os consumidores. Temos percebido que os principais prejuízos são com eletrodomésticos queimados. A interrupção da energia, o vai e vem [da luz], acaba queimando o eletrodoméstico do consumidor”, disse Rafael Couto, assessor jurídico do Procon-RJ.

Couto ressaltou que esse não é o único problema. Há reclamações de consumidores, por outros motivos, como cobrança indevida. Segundo o Procon, os problemas no fornecimento de  energia podem, inclusive, colocar em risco a vida dos cidadãos, na medida em que hospitais podem ser afetados por blecautes.

A Ampla informa que investiu R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos, na modernização e substituição da rede elétrica e também de seus canais de atendimento ao cliente. A distribuidora acrescentou que responde a todas os contatos efetuados pelo Procon e promove reuniões periódicas com os órgãos de defesa do consumidor.


A empresa também informa que clientes podem fazer pedidos de ressarcimento para qualquer equipamento ligado à rede elétrica, através de suas centrais de relacionamento no prazo de até 90 dias do problema.






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