quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Búzios: Praia da Tartaruga é liberada após testes do INEA

Técnicos recolhem amostras da água do mar na Praia da Tartaruga Foto: Ronald Pantoja

Interditada desde sexta-feira, um dia depois de banhistas terem se sentido mal, a Praia da Tartaruga, em Búzios, na Região dos Lagos, será liberada nesta quarta-feira (26). O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou nesta terça-feira (25) que o exame realizado em amostras coletadas no local mostrou que a água tinha elevada concentração de ferro, cobre e zinco, mas não havia a presença de coliformes fecais. Técnicos do instituto, no entanto, não sabem dizer a origem dos metais encontrados. Depois de receber o resultado da análise, o secretário estadual do Ambiente, Índio da Costa, lamentou que ainda não seja possível dizer de onde vieram as substâncias, mas disse que a praia voltou às condições normais de balneabilidade, e por isso, já pode ser liberada ao banho.

— As pessoas podem frequentar todas as praias de Búzios normalmente. Fizemos testes de balneabilidade em todas e não há o menor risco. A investigação para descobrir a origem desses poluentes prossegue, mas agora sem o impacto da praia interditada — afirmou Índio da Costa.

Os técnicos também não acharam nada de anormal na água da Praia da Armação. No sábado, durante um sobrevoo, o Inea localizou uma mancha perto de um transatlântico. Segundo o instituto, apesar da mudança de coloração da água do mar, não foram constatados, naquele ponto, elementos que caracterizem despejo de esgoto ou floração de microalgas. De acordo com testes realizados em amostras de água coletadas próximo e dentro da embarcação, a alteração, ao que tudo indica, foi causada pelo “revolvimento do leito marinho, ao ser acionado o motor do navio”.
Nesta terça-feira, o prefeito de Búzios, André Granado, que estava reunido com operadores turísticos da cidade para falar sobre o movimento de carnaval, comentou o resultado das análises e a liberação das praias.

— Houve um problema pontual na Tartaruga que já estava resolvido no dia seguinte. A interdição da praia foi apenas por precaução. Búzios já está vivendo o clima de carnaval, com esportes náuticos e banho livre em todas as suas praias. Os turistas podem vir tranquilos — afirmou o prefeito.

Granado informou na sexta-feira que 34 pessoas foram atendidas no Hospital municipal Dr. Rodolpho Perissé depois de frequentar a Praia da Tartaruga. Os atendimentos foram registrados entre as 15h de quinta-feira e as 6h de sexta. Os banhistas tiveran náuseas, obstrução das vias respiratórias, ardência nos olhos e forte dor de cabeça. O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz, disse que os problemas começaram após uma mancha oleosa, de cor mostarda, chegar à praia.


Fonte; ://oglobo.globo.com/rio/praia-interditada-em-buzios-tinha-presenca-de-metais-segundo-inea-11715235#ixzz2uQLpqUBj 

Nenhum comentário:

Postar um comentário