quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Entrevista com Janio Mendes


Reportagem Folha dos Lagos por Filipe Rangel 
Pedetista se mantém cauteloso sobre decisão do TSE a respeito de Alair

Janio Mendes quebrou o silêncio e foi enfático: “ainda posso ser prefeito de Cabo Frio”. Depois de se calar diante da vitória nas urnas de Alair Corrêa, seu adversário na eleição do último domingo, Janio falou, em entrevista à Folha, sobre a expectativa pelo julgamento de Alair, seu futuro político e sobre a campanha, que resultou em 40 mil votos.

Orgulhoso, Janio destacou a limpeza com a qual fez sua campanha. “Não inaugurei obras, não distribuí contratos, nem arranjei cirurgias. Fui às casas das pessoas, me apresentei, falei sobre meus projetos e pedi votos”, afirmou o pedetista. Confira a entrevista com ele:

Folha dos Lagos – Como você recebeu a derrota nas urnas, no domingo?
Janio Mendes – Eu recebi muito bem os 40 mil votos que recebi. Nós tivemos três meses de campanha contra oito anos de Alair. O tempo foi nosso maior inimigo. Além disso, a boca de urna foi muito forte, nunca houve nada na história de Cabo Frio comparável a isso, nunca se despejou tanto dinheiro em uma eleição como no domingo. Eram práticas de milícia e tráfico de drogas. Nós vimos churrascos em portas de colégios, com carne, bebida e dinheiro para quem votasse em determinado candidato. E tudo isso sem intervenção dos órgãos competentes.

Folha – E o que você espera do julgamento de Alair e do consequente cenário político da cidade?
Janio – Ainda é prematuro falar sobre o julgamento do TSE.

Folha – Mas você acredita que ainda pode ser prefeito, mesmo sem novas eleições?
Janio – Temos um entendimento jurídico que aponta para isso. No nosso entendimento as eleições não podem ser anuladas, para ter outra depois.

Folha – O que você tira de positivo da sua campanha?
Janio – Tudo. Foi uma campanha limpa, feita no campo das ideias, das propostas. Foi uma campanha marcada pela emoção e que levantou 43% do eleitorado. Acho que é o modelo para a construção de um novo momento da política na cidade. É o resgate da boa política.

Folha – Uma das marcas da sua campanha foi o porta a porta, onde você ia nas casas das pessoas pedir votos. Como foi isso?
Janio– Esse é o caminho futuro da política. As pessoas querem se sentir valorizadas. Não inaugurei obras, não distribuí contratos, nem arranjei cirurgias. Fui às casas das pessoas, me apresentei, falei sobre meus projetos e pedi votos. Tenho convicção de que sou um modelo novo para a política daqui.

Folha: Mas nem tudo foram flores nesse período eleitoral. Você também sofreu muitos ataques.
Janio: Nós fizemos uma campanha limpa, respeitosa, mas não recebemos o mesmo tratamento. Daí surgiram os boatos infundados, como a suposta prisão da minha esposa, a ação atabalhoada e irresponsável no mercado da Rute (Schuindt, candidata a vice na chapa de Janio) e a manipulação da minha fala em um CD, agredindo os evangélicos. Estes golpes baixos são marca registrada de quem não consegue disputar no campo das ideias.

Folha – Você acha que esse CD onde você supostamente ofende o público evangélico atrapalhou na sua campanha?
Janio – Na campanha não sei, mas no meu coração, entristeceu muito. Peço desculpas aos evangélicos por ter sido usado para agredi-los.

Folha – Você sabe quem foi o responsável pela divulgação deste CD? 
Janio – Pergunte ao presidente da Câmara. Foi criado todo um aparato para isso. Tanto que logo depois da divulgação deste CD o site da Câmara foi tirado do ar. Dediquei os melhores dos meus dias à Câmara, não esperava isso daquela instituição.

Folha – Um dos canais de dIvulgação desses boatos foram os blogs. O que você pensa sobre a mídia alternativa?
Janio – A blogsfera ainda não possui o efeito desejado na nossa sociedade, mas interfere. Nós mesmo usamos isso (os blogs) na nossa campanha.

Folha – Sua aliança com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito Marquinho Mendes deu ou tirou votos?
Janio – Deu votos. Um governo de oito anos (Marquinho completa oito anos de mandato em dezembro e Sérgio Cabral, seis) naturalmente tem desgaste, mas também tem aspectos positivos. É um risco que a gente corre.

Folha – Um dos pontos positivos da sua aliança com Marquinho pode ser enxergado na grande votação no Segundo Distrito. A que atribui isso?
 Janio – À aceitação ao governo do Marquinho, à rejeição ao nome do Alair Corrêa e a minha dedicação às pessoas de lá.

Folha – Há aproximadamente cinco meses, quando estavam se definindo os candidatos, você disse que o importante era a polarização entre sua candidatura e a de Alair, independentemente do lado que os outros prefeitáveis escolhessem. Continua com a mesma opinião? Nota: Os ex-prefeitáveis Silas Bento, Paulo César, Cláudio Mansur e Alfredo Gonçalves renunciaram e apoiaram Alair.
Janio – Essa composição favoreceu ao Alair. Ninguém é tão pobre que não tenha nada para contribuir.

Folha – Você gostaria de ter tido apoio deles na campanha?
Janio – Tanto gostaria que busquei, mas eles fizeram a opção deles.

Folha – E hoje, você faria composição com algum deles?
Janio – Apoio você não rejeita. O que você tem que ter bem claro são seus objetivos e eu sei.

11 comentários:

  1. Caro senhor Tartaruga Ninja da Gamboa, tome vergonha nessa sua cara redonda... 70 mil eleitores votaram contra o senhor, o senhor espalhou um boato de que Alair estava Impugnado e 58.278 eleitores optaram por votar em um Impugnado que no senhor, e além de tudo o senhor tem tão pouca moral que nem no próprio bairro em que nasceu você conseguiu vencer....Recolha-se a sua insignificância, aceite a derrota com honra, melhore suas atitudes, seus projetos e venha novamente candidato, quem sabe na próxima vc consegue pelo menos ganhar uma urna na Gamboa!!!
    Seu papel está sendo a cada dia que passa mais ridículo... Se pretende vir candidato mais uma vez algum dia.. Cuidado para não terminar de queimar o próprio filme Sr. Jânio (Tartaruga Ninja da Gamboa)

    ResponderExcluir
  2. A ENTREVISTA DE JANIO NA LITORAL

    Quase bati com o carro enquanto escutava a entrevista de Janio Mendes na rádio. Como pode existir um político tão bom assim e eu não ter percebido ?

    Janio disse que não usou a máquina da prefeitura. Aquelas reuniões convocadas pelas secretarias com os funcionários, que denunciei aqui com provas, foram invenção da minha cabeça. As ameaças de Marquinho aos funcionários e as perseguições que denunciei fartamente eu retirei de um livro de fábulas que leio quando vou ao banheiro.

    Janio disse que Alair comprou votos. Alair deve ser o maior jumento da Terra, pois caiu cerca de 5 % nos 4 dias que antecederam as eleições, enquanto Leitão caiu 2 %. Só Janio cresceu, mas ele obviamente não comprou votos. Cerca de 8 mil pessoas resolveram votar nele em cima da hora porque descobriram que ele veio à Terra enviado por Jesus.

    Janio disse que foi vítima de uma montagem com um CD. Ele não fez o mesmo. O CD distribuído contra Alair em Tamoios foi uma maldade feita por um demônio já identificado pela Igreja do Samuca.

    Janio disse que se Alair for impugnado será o novo prefeito imediatamente. É verdade, a lei foi feita para ser rasgada em casos como este, em que pessoa tão sublime, que vota sempre a favor dos trabalhadores, se aproxime do poder.

    Por fim, Janio disse que andou 1890 quilômetros pelas ruas de Cabo Frio, o que significa que ele andou por 334 horas aproximadamente, o que dá mais ou menos 17 dias andando 24 horas por dia sem comer, sem beber, sem urinar, sem defecar, sem dormir ou sem parar para falar com as pessoas, coisa que o The Flash tentou fazer certa vez e não conseguiu.

    Realmente, estamos diante de um grande quadro da nossa política e de um verdadeiro super herói.



    VOCÊ TA ACHANDO QUE TODO MUNDO É OTÁRIO RAPAZ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Alair fez a mesma coisa quando apoiou Marquinho seu mané. Eles sempre fazem isso. O Alair roubou pra kcete a cidade, super faturou shows, vendeu quiosques, se aposentou ele e irmão pelo ibascaf, tem que devolver dinheiro pro cofre público. E muito mais! Vocês são alienados que só querem saber de festa e show na praia.

      Excluir
    2. Quem manda dirigir ouvindo rádio.

      Eu também acho que você não "retirou" esse "discurso" todo de um "livro de fábulas".
      Mas acho que você retirou de um reino de faz-de-conta.

      Ah, você tem tablet? Notebook? Então, eu recomedo um blog muito "famoso" para você ler no banheiro. É ótimo para prisão de ventre.
      Esquece livro de fábulas, já vivemos em uma.




      Excluir
    3. ANÕNIMO, NÃO É O "SEU MANÉ", EU ACHO QUE É O SEU JOSÉ.




      TA ACHANDO QUE TODO MUNDO É OTÁRIO??????

      Excluir
  3. O seu churrasco começou na sexta na sua rua que eu vi!
    Vc é um traidor, mas agora Marquinhos tambem te traiu, disse que volta em 4 anos, entendeu sr Jânio falsidade da silva.

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito a figura do Jânio, e gostaria muito de ter alguns minutos de conversa e escutar suas propostas (Rafael de Melo)

    ResponderExcluir
  5. Como se pode considerar uma CAMPANHA LIMPA do candidato Janio Mendes e sua coligação e apoio eram de pessoas que deixam a desejar no quesito FICHA LIMPA.
    O eleitor usou o candidato Alair Correa para demonstrar o seu descontentamento com o atual Governo Municipal ( PREFEITO E SECRETÁRIOS )´mais vergonhoso seria se usasse a acndidatura do Leitão.
    Quanto a outra eleição se houver não deveria ser aceito a candidatura dos perdedores para os votos nulos, a pior reprovação dos dois foi nas urnas.

    ResponderExcluir
  6. Jânio Mendes, longe de mim, causar qualquer intriga e lançar veneno, mas a sua aliança com prefeito Marquinho, foi àquela aliança que vem no chiclete - é só uma opinião -, não quero causar "detrito".

    Você pode até fazer aliança: com a Madona, U2, Bon Jovi e etc, para "fazer" boca de urna, que nem assim você vence. Para quebrar a adoração que grande parte da população, tem pelo ex-prefeito, é difícil.

    Mas quem manda prometer: escola em tempo integral? Queimou seu filme e não sobrou nem o final para contar história.
    Porque não uma passagem a “0,50”, com direito a 0,45 de troco sem subsidio para a empresa – vale quanto "pesa", não é?


    Espera ai. Foi eleição ou festa de aniversário de pobre: churrasco e bebidas? Só faltou pagode Meu Deus!











    ResponderExcluir
  7. Janio é um campeão por ter obtido 40 mil votos em 3 meses, ao contrário do Coronel que evito dizer o nome, pois me dá nojo. Parabéns Janio, estive e estarei sempre ao seu lado, quantas vezes forem necessárias. Precisava do polo das universidades aqui para não sair de Cabo Frio, mas agora terei que ir p Macaé enquanto os turistas vem p minha cidade. Lamentável, meu Deus.

    Anna Beatriz Fonseca

    ResponderExcluir