segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Boca Miúda: bastidores da política na Região dos Lagos


Por Renata Cristiane
Como pinto no lixo
"Sou candidato a prefeito em 2016"
Assim estava o ex-prefeito Marquinho Mendes no fim de semana. Uma alegria só. O motivo: a liminar conseguida no fim de tarde da última sexta-feira (24), que permite que ele saia candidato a deputado Federal nas eleições deste ano. Como as contas de 2012 rejeitadas pelo TCE e pela Comissão de Finanças da Câmara, a possibilidade de se livrar da reprovação dos vereadores era tida como impossível. Faltando um minuto para fim do jogo que liquidaria a vida política de MM, saiu uma liminar salvadora da pátria (pelo menos da pátria dos Mendes e correligionários). Para quem não sabe, a rejeição de contas pela Câmara é o pecado maior da Lei da Ficha Limpa. 

Confusão à vista
A primeira coisa que falou foi Graças a Deus. E a segunda? "Sou candidatíssimo a prefeito de Cabo Frio em 2016". Calma Marquinho, ainda é cedo para falar sobre isso. Mas de qualquer forma, vale ressaltar que tudo indica que teremos mais uma eleição judicializada. Já vimos este filme antes...


Gasolina adulterada
Alair: "Marquinho é gasolina adulterada"
Mas se por um lado MM já considera a liminar uma vitória, o atual prefeito Alair Corrêa não caiu na provocação. Em seus discursos, Alair sempre destaca que a crítica dos seus adversários serve de combustível para ele trabalhar sem parar. Mas quando eu perguntei se as palavras de Marquinho tinham este efeito, ele disse assim:
"Sem dúvida a crítica dos meus adversários serve como combustível aditivado. Mas os adversários que me refiro são os de respeito como o SEPE, O PSOL, e não esta gasolina adulterada e falsificada que o Marquinho representa." 
O prefeito voltou a ressaltar que as pesquisas apontam crescimento na sua popularidade a na aprovação do seu governo atualmente:
"Eu hoje daria uma surra de votos no Marquinho, imagina daqui a três anos quando fizermos tudo que estamos planejando? Pra mim é indiferente ele (Marquinho) ser ou não Ficha Suja. Ele pode vir quente que estou fervendo. Vou ganhar dele no voto" - encerrou daquele jeito que o povo gosta.


Sortudo
Mas uma coisa ninguém pode negar: Alair é mesmo sortudo. Nas ruas só se comenta isso. Com um ano no comando do município de Cabo Frio, a cidade desponta como a terceira na geração de empregos formais em todo estado. O sexto destino mais bem avaliado no quesito custo benefício na hora de viajar, e além disso, é a cidade da Região dos Lagos mais visitada neste verão. Como se isso não bastasse, a Cabofriense está em primeiro lugar no Cariocão (a frente até mesmo do Flamengo), o Futsal destaque total com ADDP disputando a liga nacional (fato inédito, bem como título estadual invicto), sol escaldante, mar calmo e cristalino. Cidade lotada desde dezembro, num alto astral que há tempos não se via. Enfim, vai ser sortudo assim lá em casa. Enquanto isso, a oposição peleja para manter seu principal representante dentro do páreo. "Eu sou um homem abençoado por Deus" - repetia o prefeito hoje à tarde quando passeava pela orla.



Dobradinha do PR
Dobradinha do PR
O programa Litoral em Ação, do Bernardo Ariston, recebeu neste último sábado (25) o presidente da ACIA e pré-candidato a deputado Federal, Walmir Porto. Bateram um bolão juntos no ar e pelo andar da carruagem, devem bater uma bola juntos no campo da política. Ambos são do PR de Garotinho, e assim como Walmir, Bernardo sonha com uma cadeira de deputado, mas desta vez quer a ALERJ a pedido do líder político. Assim o partido sai fortalecido. Dois importantes nomes que podem surpreender. Se ambos se elegerem, prometem acabar com a bandalha das prestadoras de serviços da Região dos Lagos.



Convenção do PR 
Neste sábado (25) aconteceu a Convenção do PR no Via Show, no Rio de Janeiro. O local, apesar de enorme, ficou pequeno. Lotação absoluta. Gente de todo estado compareceu. Teve quem nem conseguiu entrar. O ar condicionado não deu vazão. Cerca de 8 mil pessoas participaram, segundo organizadores.


PT fora
Em meio a euforia do PR que bombou a conveção, vem Quaquá, presidente estadual do PT, que já entregou nesta segunda-feira (27), os 400 cargos que o partido tem no governo do Estado. A saída estava prevista para o fim do mês, mas neste fim de semana azedou o humor do Governador Cabral, que disse ao O Globo de domingo, que exoneraria todo mundo na sexta-feira (31) para agasalhar nos cargos os aliados do PMDB. Quaquá, que não tem papas na linguá, disse que por ele, hoje mesmo, os petistas deixariam os cargos e disse mais, que só permaneceram até agora a pedido do governador, que temia a solidão. E para não deixar dúvida, amanheceu no Palácio Guanabara para matar a cobra e mostrar o pau.

O sonho de Quaquá II
Enquanto isso, cresce entre os petistas o sonho de Quaquá. Que sonho é este? Que Lindbergh e Crivella namorem e casem (politicamente, é claro). A única coisa que estaria atrapalhando é que ambos são senadores do Rio, assim, o estado perderia dois defensores no senado. Mas para o pessoal do PRB, não é bem assim.

O pesadelo de Quaquá
Dr Taylor Jasmin esteve na última sexta-feira (24), na capital, almoçando com o senador Eduardo Lopes, presidente estadual do PRB de Crivella e garantiu que o sonho de Quaqua, não passa de sonho mesmo. O ministro é candidatíssimo e não tem essa de vice de Lindinho. Por sinal, Eduardo disse ao vereador que Lindbergh é muito bem vindo como vice na chapa de Crivella, e só. 


Jogando a toalha
Rumores crescem na cidade de que dois pré-candidatos a deputado estadual de Cabo Frio estão à beira da desistência de suas respectivas candidaturas. Deverão anunciar a jogada de toalha nos próximos dias. Vamos esperar para ver se concretiza. 


Abaixo à censura
Miguel Jeovani não aguentou
O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, entrou com uma ação na justiça para acabar com o grupo "Jornais de Araruama", do facebook. O espaço é responsável por importantes debates sobre os problemas do município. O prefeito não suportou as críticas e preferiu caçar o grupo. Tiro no pé. Medida extremamente antipática. Ditadura acabou prefeito. Nota ZERO para esta atitude. Ser político na atual conjuntura, com a força das redes sociais, significa acima de tudo, suportar críticas. Infeliz medida. O grupo está com seus dias contados. Triste mesmo. Pegou muito mal.


Na chon
O prefeito de Búzios, André Granado, depois das enchentes que prejudicaram a cidade no fim de 2013, está implacável quando o assunto é licenciamento ambiental. Na última semana, colocou "na chon" um quiosque na Ferradura e escadas feitas, sem liberação, em Geribá. Há também a  informação de que tem um especulador aporrinhando André com a construção de um condomínio, bem próximo à prefeitura. O espertinho empresário entrou com pedido de 18 casas, mas quer empurrar pelo menos 25. Espertinho demais sempre se atrapalha...


Fala Galo
Em Arraial do Cabo, Renatinho Vianna vem se projetando cada dia mais como o candidato à sucessão mais forte na disputa para 2016. O preferido de Andinho é Tê, ou melhor, o primo de sangue, Walter Lúcio, atual super secretário. 
E nesta disputa, tem ainda o vice-prefeito Reginaldo Mendes, do PT. Aliás, o pessoal do PT de Arraial acha que ainda é muito cedo para pensar em sucessão. Eles apostam na vitória de Lindbergh como Governador, para fortalecer Reginaldo, que deveria ser o sucessor naturalmente. Mas o que se diz nos bastidores da política cabista é que o pessoal do PT do Cabo, é MUITO enrolado (fato) e que Reginaldo é muito devagar (fato 2). 


Feliz daquele que aprende com erro alheio
Para os petistas cabistas fica a lição de Janio Mendes aqui em Cabo Frio. Nas eleições municiais de 2012, veio Lindinho, Dilma, Lula, Cabral, Marquinho e todos os pastores homofóbicos do país, unidos pedindo voto para o pedetista e mesmo assim, ele levou uma surra de 18 mil votos de Alair. Só faltou Obama pedir voto para Janio, e mesmo assim, não adiantou. E diga-se de passagem, que não faltou dinheiro na campanha. Moral da história: contar só com Lindbergh pode ser pouco, com todo respeito ao Lindinho. Os petistas precisam se esforçar para apagar a imagem de "partido enroladão". Caso contrário, será tiro na água e mais um filme queimado.


Pezão na Região
O vice-governador Luiz Fernando Pezão, vem à Região dos Lagos nesta terça-feira (28) fazer campanha, digo, fazer parcerias. Visita Búzios, Cabo Frio, São Pedro e por último Iguaba Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário