quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ações de controle de estacionamento na área do PECS serão retomadas nos próximos dias em Cabo Frio


A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) garantiram que as ações de controle de estacionamento na área do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) serão retomadas nos próximos dias com apoio das prefeituras. 

O trabalho sofreu interrupção no mês de dezembro e no início de 2014 porque os guardas-parques e os equipamentos do INEA foram usados no apoio às vítimas das enchentes que castigaram Búzios antes do Natal, quando chegou a chover 178 milímetros em duas horas.

A falta de controle foi alvo de críticas de ONGs e ambientalistas e levou a ONG SOS Aves a recorrer ao Ministério Público para denunciar a transformação da restinga em áreas de estacionamento, provocando danos à vegetação e a fauna endêmica (que só ocorre ali). Sem fiscalização, os carros se espalharam pelas dunas e nas áreas de proteção permanente do parque, principalmente nas praias das Conchas e do Peró, cuja praia tem cerca de 7km de extensão, das Conchas do Pontal do Peró, com a maior faixa de dunas protegidas do litoral fluminense.
Foto Vinícius Padula

-- Cadê as ações de fiscalização prometidas pelo Inea, que foram tão esperadas pelas pessoas que lutam pela preservação do meio ambiente. Foram só promessas? – cobrou o ambientalista Paulo Bayer, do grupo ecológico da Apa do Pau Brasil.

Segundo a nota da SEA e do Inea, apesar de a situação já estar sob controle em Búzios, as equipes permaneceram em tempo integral atuando na distribuição de cestas básicas e no apoio as famílias que ficaram ilhadas até o início de 2014, quando as seis bombas colocadas pelo Inea conseguiram terminar de esgotar as águas.

A nota garante ainda e as ações de controle nos estacionamentos, em especial, serão retomadas e a prefeitura de Cabo Frio acionada já nos próximos dias. A SEA acrescenta que, até o final de janeiro, devem chegar os contêineres, que servirão como base provisória do PECS, uma espécie de centro de operações para os guarda-parques fiscalizarem as praias, os costões rochosos e a vegetação de restinga.

Segundo o vice-prefeito de Búzios, Carlos Alberto Muniz, se não fosse o apoio dos profissionais do Inea e da SEA, o município ainda estaria em estado de calamidade e teria ficado sem réveillon.

Fonte: oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário