terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Com shows e estrutura de ponta, Cabo Frio terá um dos maiores Réveillons do país



Com 20 shows gratuitos, tecnologia de ponta em som, luz e imagem, cidade faz a segunda maior festa da virada no estado, com 17 minutos de fogos

Cabo Frio, maior cidade da Região dos Lagos, quer se reconhecida como destino turístico de uma das maiores festas da virada do ano. A prefeitura montou uma estrutura de ponta de som, luz e atrações para o réveillon de 2014. Contratou mais de 20 shows com artistas consagrados da música brasileira de todos os ritmos para embalar a chegada de 2014. Os shows começaram no dia 27 de dezembro e vão até o dia 11 de janeiro. Já se apresentaram Só Pra Contrariar,  Paula Fernandes e Daniel. Nesta segunda-feira (30/12), dois shows na cidade: Araketu, na Praia do Forte; e Mumuzinho, no Espaço de Eventos de Unamar, no Distrito de Tamoios.

PÚBLICO – De acordo com cálculos da secretaria de turismo são esperados cerca de 1 milhão de pessoas para as festas de final de ano. Um aumento de cerca de 20% em relação ao final do ano passado. A rede hoteleira está comemorando o aumento da taxa de ocupação de hóspedes. A Via Lagos estima que 250 mil veículos passem pelo pedágio em direção à região dos Lagos nesta virada de ano.



ESTRUTURA – Palco com 21m de frente e 40m  de comprimento, com altura de 15m no ponto mais alto em forma de concha. O palco é um dos maiores já montados no estado, com cerca de 150 toneladas com toda a estrutura montada em treliça de alumínio.  Área com seis camarins para artistas, técnicos e produção. Foram instaladas duas torres de 10m de altura por 7m da largura, que abrigam as 12 caixas de som JBL importadas de cada lado – que estão menores e mais potentes. Cerca de 5km de cabos conectam todo o sistema.

ACESSIBILIDADE – Cabo Frio foi uma das primeiras cidades a montar área exclusiva em frente ao palco para portadores de necessidades especiais com acompanhantes. Na Praia do Forte, uma rampa e cadeiras especiais anfíbias permitem que deficientes possam tomar banho de mar, acompanhados por instrutores e familiares.  

CAMARINS – Seis ambientes climatizados para artistas, músicos, técnicos e produção do evento.

BANHEIROS  – 25 banheiros químicos na área de produção, palco e área especial de convidados

SOM & LUZ -   Cerca de 90 mil watts de som e 30 mil watts de luz. Para comandar o som, estão instaladas nada menos que seis mesas digitais de 48 canais cada, iguais às utilizadas nos melhores concertos de rock. Na iluminação, 150 equipamentos garantem um show inédito de luzes e cores na região. Três geradores com cerca de 500 KVA instalados na Praia do Forte vão garantir o espetáculo mesmo se faltar energia na cidade. Os geradores fornecem energia suficiente para abastecer um bairro de Cabo Frio.

Na Praia do Forte estão instaladas 14 torres de som a partir do palco principal até área próxima à Av. Nilo Peçanha. As torres de delay (atraso, em inglês) são um moderno sistema de sonorização e garantem que a música chegue com a mesma qualidade e definição para todo o público.

IMAGENS -  Cinco telões de LED de alta definição estão instalados na Orla da Praia do Forte.  No alto do palco dois telões de LED, com 25m², vão permitir que mesmo à distância o público possa ver e ouvir com total qualidade. Atrás do palco, a prefeitura colocou um telão que vai permitir que os frequentadores da recém-inaugurada Praça dos Quiosques possam assistir aos shows com maior conforto.

FOGOS –  São 20 toneladas de fogos para celebrar a chegada de 2014. Os fogos chineses e espanhóis serão disparados de 4 balsas e 5 flutuantes ancorados na Praia do Forte. Bombas de 2 a 12 polegadas formam mais de 60 efeitos de cor e desenhos. Pela primeira vez haverá fogos em Tamoios, Praias do Peró e do Siqueira. Um sistema computadorizado controla a sequência dos fogos que são disparados por meio de comunicação entre os operadores das balsas via frequência exclusiva de rádio FM.

BANHEIROS QUÍMICOS – A COMSERCAF instalou 280 banheiros químicos em todo o município nas áreas onde haverá queima de fogos.

PESSOAL ENVOLVIDO – Para atender toda a extensa programação mais de 500 pessoas trabalham entre técnicos de som, luz e imagem, profissionais de imprensa, segurança, saúde e limpeza pública.

SEGURANÇA PÚBLICA – A prefeitura disponibilizou 450 homens da Guarda Municipal, mais 80 agentes da Guarda Marítima e Ambiental, além da contratação de 400 homens para segurança e apoio às forças militares. Dez pontos de estrutura tubular, a um metro de altura acima do chão serão distribuídos por toda a orla onde ficarão um PM e um agente municipal.

GUARDA MARÍTIMA E AMBIENTAL – Mais de 30 agentes estão no plantão em todo o município. O apoio por terra e mar será feito com três botes com motor e um Jet-ski na Praia do Forte. Os agentes dão apoio à Capitania dos Portos na fiscalização das embarcações e ordenamento na área de banhistas.

COMANDO CENTRAL - Instalada pela Prefeitura de Cabo Frio uma tenda multidisciplinar, chamada “Comando de Controle Verão 2014 – Cabo Frio Inesquecível”, com 36 m². Localizada na Praia do Forte, ponto de maior concentração de banhistas na cidade, a tenda terá equipes do 18º Grupamento de Bombeiros Militares, da Guarda Marítima Ambiental, da Guarda Marítima, do 25º Batalhão de Polícia Militar e serviço de apoio, para setorizar e monitorar os atendimentos na orla e na praia em toda a estação.

TRÂNSITO – Desde a sexta-feira (27/12), o trânsito estará fechado nos acessos à Praia do Forte, bem como as ruas que dão acesso, a partir das 18h. No dia 31, todos os acessos à Praia do Forte, estarão fechados aos veículos a partir das 7h. Somente moradores e carros de serviços, credenciados e identificados com um adesivo específico no vidro de Acesso Livre autorizado pela secretaria municipal de Ordem Pública.

ESPAÇO DE IMPRENSA -   Pela primeira vez em Cabo Frio os profissionais da imprensa terão espaço exclusivo para trabalhar. Uma área coberta de 90m2, montada ao lado do palco, permite  aos jornalistas fazer entrevistas, fotos, filmagens e até gravar programas de TV, além de se deslocar com facilidade para a frente do palco durante os shows. Uma rede de internet de alta velocidade exclusiva para os jornalistas está disponível no espaço similar a cobertura de grandes eventos musicais e de moda no país.

SAÚDE – Tendas com macas, cadeiras e estrutura para rápido atendimento estão instaladas na área frontal ao teatro municipal, na mesma direção do palco da praia do Forte. Três ambulâncias UTI móvel estão no local. Outras duas ambulâncias ficam próximo ao palco área de maior concentração de pessoas junto com carros da PM.  Os pontos foram determinados pela estratégia da Ordem Pública para dar maior fluxo aos veículos de emergência.

ESPAÇO PARA CONVIDADOS – Área especial em frente ao palco foi reservada para 300 pessoas convidadas e autoridades.O acesso é feito mediante a apresentação de pulseiras exclusivas. Para cada dia de show, há uma pulseira de uma cor diferente.

SERVIÇO
Shows em Cabo Frio (Praia do Forte, a partir das 22h. Entrada franca)

Dia 31/12 – Thiaguinho
Dia 1/1 – Munhoz e Mariano
Dia 2/1 – Sambô
Dia 3/1 – Michel Teló
Dia 4/1 – O Rappa
Dia 5/1 – Anitta
Dia 6/1 – Maratona de Adoração
Dia 11/1 – Jota Quest

Shows em Tamoios (Espaço de Eventos de Unamar, a partir das 22h. Entrada franca)

Dia 31/12 – Munhoz e Mariano
Dia 1/1 – Thiaguinho
Dia 2/1 – Frank Aguiar
Dia 3/1 – Dudu Nobre
Dia 4/1 – Detonautas Roque Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário