quinta-feira, 28 de novembro de 2013

‘Natal Rural’ vai dar o tom do Espraiado de Portas Abertas em Maricá



Última edição do ano, evento neste domingo terá chegada de Papai Noel e Circuito Ecológico, além de shows musicais

Assim como ocorreu no ano passado, a última edição do projeto Espraiado de Portas Abertas em 2013 será inteiramente dedicada ao Natal. Além das atrações culinárias e musicais, o evento de turismo rural marcado para este domingo (1/12), das 9h às 17h, contará ainda com a presença de Papai Noel, que vai encontrar as crianças na Escola Municipal Espraiado. Também está incluída na programação o Circuito Ecológico, projeto de caminhada em trilhas com guias da secretaria de Turismo, que também encerra na região sua temporada, e várias outras atividades. A trilha prevista será para a Cachoeira da Concha e a caminhada tem duração estimada de uma hora.

Na parte gastronômica, serão oferecidos os pratos assados mais comuns dos festejos natalinos, como chester, pernil suíno e tender. O artesanato local também será voltado para o tema. O encontro das crianças com o ‘bom velhinho’ está previsto para ocorrer às 11h, após a sessão de contação de histórias também na escola municipal. A partir das 15h, haverá apresentação de Tai chi Chuan organizada pela Secretaria municipal de Ações para Idosos. No Sítio do Riacho estará instalada a mostra "A arte e a tapeçaria do Espraiado". 

O evento tem apoio da Secretaria de Turismo de Maricá e a participação de outros órgãos do governo municipal, como as secretarias de Cultura, Direitos Humanos, Ações para Idosos, Agricultura - haverá exposição de produtos locais e artesanato - e Transportes, além de agentes da Guarda Municipal. "A ideia foi juntar o tema do Natal ao que normalmente se encontra no projeto, com o toque característico do local", explica a subsecretária municipal de Turismo, Raquel Pucello.


Música e ecoturismo
A parte musical contará com uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com nove atrações espalhadas em diversos pontos do bairro, entre elas Mirene Alves e as duplas Jô Borges/Aldo Correa e Roberta Tilio/Ricardo Agura, todas com repertório bastante variado. “Tem um pouco de tudo sempre, a gente sempre faz um ‘esquenta’ pra ver o que a plateia curte”, garante o violonista Ricardo Agura, cearense que vive em Maricá há 22 anos e faz dupla com a esposa.
Além de todas essas atrações haverá ainda a caminhada do Circuito Ecológico - Caminhos de Maricá, que parte da Secretaria de Turismo às 8h. O trajeto da trilha/caminhada ainda está sendo definido. O circuito já passou por caminhos históricos da cidade, como a Pedra do Elefante, a Serra do Camburi, a Pedra de Itaocaia e os Caminhos de Darwin.

Veja a programação musical para este domingo:
Espraiado de Portas Abertas:

Capela de São João
12h às 14h – Leandro Junnhyor
Bar do Cauby
12h às 14h – Ricardo Pop
Atelier da Célia
12h às 14h – Mirene Alves
Largo do Santo Antonio
13h – Roberta Tilio e Ricardo Agura
15h30 – Raul Palmeira
Bar da Dona Joana
12h às 14h – Gianne Melo e Raphael do Cavaco
Bar do Benedito
12h às 14h – Edy Baiano
Sitio do Riacho
12h às 14h – Jô Borges e Aldo Correa
Restaurante Saloma’s
12h às 14h – Sidney Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário