terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mais de três mulheres são agredidas por dia, de acordo com balanço da Deam

Deam fica em anexo à 126ª DP (Cabo Frio)
De acordo com o balanço dos primeiros dois meses de funcionamento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) em Cabo Frio, mais de três mulheres são agredidas por dia, na região.

Desde que foi inaugurada, a delegacia especializada registrou 195 ocorrências, sendo que, 78 casos foram encaminhados à Justiça. O que chama atenção, de acordo com a delegada titular da Deam, Cláudia Faissal, é o número de reincidências: cerca de 40% das vítimas retornam à delegacia e relatam novas agressões.

Delegada da Deam Claudia Faissal
De acordo com ela, todas as mulheres recebem atendimento social, com uma profissional em uma sala reservada. O objetivo é evitar o constrangimento da vítima. Além disso, a delegacia trabalha em conjunto com uma rede de atendimento, que concede à mulher em situação de violência o caminho para que ela possa sair daquela condição. "A rede é constituída pela polícia, poder público e a justiça", disse Cláudia Faissal.

Segundo a delegada, a maioria dos crimes registrados, até o momento, foram de ameaça. Dos 195, 79 casos são de homens que ameaçam de alguma forma a mulher. Lesão corporal não fica longe, nos primeiros meses da delegacia, foram 78 ocorrências e 38 registros de injúrias, que são ofensas e xingamentos. Em Cabo Frio, a Deam funciona 24h, em anexo à 126ª DP (Cabo Frio), na Avenida Teixeira e Souza, na altura do bairro Braga. A unidade atende também moradoras de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário