quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Búzios recebe primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso do Estado do Rio

Será inaugurada, na próxima segunda-feira, dia 11, às 10h, a primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR) no setor do saneamento básico com nível terciário do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvida pela concessionária de água e esgoto, Prolagos, e implantada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Búzios, a estação, que já funciona em fase de pré-operação, é uma iniciativa pioneira de sustentabilidade e representa o estágio máximo de tratamento de esgoto.

Com capacidade para produzir mais de dois milhões de litros de água de reuso por mês, a ETAR, além de sustentável, gera outros benefícios ambientais, como a diminuição do consumo dos recursos hídricos naturais e a redução do volume do efluente (esgoto tratado) lançado no meio ambiente. Conforme legislação ambiental, a água de reuso deve ser utilizada na irrigação de jardins, em indústrias e outros fins secundários, ou seja, não pode ser destinada para o consumo humano.

O investimento para a implantação da Estação de Água de Reuso foi deliberado pela Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro). Considerada um marco tecnológico na história do saneamento do estado, a estação de Búzios, neste primeiro momento, terá parte da água produzida (40 mil litros por dia) direcionada para atender à irrigação da grama diferenciada do Campo de Golfe da cidade. O local, que requer uso de água com alto nível de potabilidade, será palco dos treinos da modalidade esportiva para os jogos olímpicos de 2016.

De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, a inauguração da Estação é uma resposta positiva às reivindicações da nova administração municipal e da população por mais investimentos da concessionária na cidade. Como etapa-piloto, a água produzida será direcionada para o campo de golfe, mas, futuramente, deverá ser estendida para prédios públicos e residências:

“É um passo muito importante para o município, pois se trata de mais um passo em direção à consolidação de Búzios como cidade sustentável. A água de reuso, que pode ser usada para atividades como regar jardins, lavar carros, tomar banho, economiza a água tratada para consumo, sendo o princípio da sustentabilidade e conscientização do uso inteligente da água que está cada vez mais escassa”, explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário