sábado, 23 de novembro de 2013

Balanço Esportivo deste sábado

por Anderson Mangueira Lopes

FICAMOS NO QUASE
Grande partida entre ADDP Cabo Frio e Casa de España/BFR. Os campeões brasileiros suaram para manter o aproveitamento de 100% no Estadual e venceram com um gol faltando 12 segundos para o fim do jogo. 4 a 3. O jogo de volta é na sexta-feira, em local e horário a serem definidos.

HANDEBOL: SUPERGASBRAS/UNC/CONCÓRDIA É CAMPEÃ BRASILEIRA
Concórdia, campeã invicta em 2013 (Crédito: Cinara Picolo)
A final da Liga Nacional de Handebol apontou as meninas do Supergasbras/UNC/Concórdia como campeãs brasileiras: 27 a 22 sobre a tradicional equipe da Metodista/São Bernardo. Para as catarinenses, o título inédito e o troco da decisão de 2012.

AS LIÇÕES DO HANDEBOL
De positivo da competição em Cabo Frio, a aproximação e a vivência da molecada que está iniciando na modalidade com equipes de alto rendimento. Vendo de perto bons times e bons jogadores aumenta o interesse pela modalidade.
Também é bom perceber como as parcerias entre clubes, empresas privadas e instituições de ensino superior são a melhor maneira de se fazer esporte de ponta (que não o futebol) no país. Infelizmente, o estado do Rio de Janeiro, como um todo, não consegue fazer esse modelo funcionar – e é só lembrar que o grande sucesso do Mauá, nos anos 90, no handebol feminino, era muito por conta da parceria com a Universo.
Em Cabo Frio, as universidades ficam muito à margem do esporte local. UVA e Estácio têm cursos de Educação Física, mas a participação de ambas na vida esportiva da cidade ainda é muito esporádica.

Alunos do MiniHand com o
secretário Alfredo Gonçalves (de azul)
CLÍNICA DE MINIHAND
A exemplo do que aconteceu quando da vinda da seleção brasileira, em maio, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) promoveu uma clínica de "minihand", para iniciação da garotada à modalidade. Mais uma bola dentro da Secretaria de Esportes de Cabo Frio.

FESTIVAL DE NATAÇÃO
Meu amigo Dario Monteiro me ligou para informar que no próximo sábado, dia 30, o projeto Crescendo com o Esporte promove um festival de natação a partir das 8h, no núcleo de natação do projeto, que fica na Rua Alemanha, no Jardim Caiçara. Durante a semana trarei todos os detalhes do evento.
Alô, Dario! Forte abraço! Estamos juntos!

FUTEBOL DE PRAIA
Coral e Morubá se enfrentam nesse domingo pela terceira rodada da segunda fase do futebol de praia de Cabo Frio. O jogo vale a liderança da competição nessa fase – e quem vencer praticamente se garante nas semifinais.

AS PELADAS DO FIM DE ANO
Com dezembro se aproximando, as tradicionais peladas de fim de ano começam a pipocar na agenda. Tentaremos manter todo mundo informado das principais partidas de confraternização que o nosso esporte tem marcado. Tem futebol, futsal, futevôlei.
Como ponto alto, o tradicional Desafio das Estrelas, organizado mais uma vez por Rodrigão Barreto e Gugu Paixão. Mais uma vez, a pelada com vários jogadores profissionais acontece no Correão.

CLÁUDIA SOUZA
Incansável batalhadora do handebol de Cabo Frio, Claudia Souza (foto) comemora aniversário neste domingo, dia 24. É uma pessoa de quem gosto demais, de graça. Felicidades, Claudia!

RUBRO-NEGROS COMEMORAM
Como eu falei na quarta, não foram poucos os bares onde os torcedores do Flamengo de toda a Cabo Frio se reuniram pra ver a primeira partida da final da Copa do Brasil. O empate em 1 a 1 empolgou a maioria da galera, que está confiante numa vitória – e no título – do Flamengo na quarta que vem, no Maraca.

BRASILEIRÃO – ANTEPENÚLTIMA RODADA
Está acabando o sofrimento (ou não, dependendo do time que você torce). Começa logo mais a antepenúltima rodada do Brasileirão 2013. E começa já com a saga cruzmaltina para fugir da série B. Como de hábito, vamos aos meus palpites. Tenho acertado bastante...

VASCO X CRUZEIRO (hoje, 19h30 no Maracanã)
Mais uma vez o Maraca lotado de vascaínos empurrando o time pra fora do Z4. A torcida tá tendo um papel muito bacana nessa reta final: entendeu que o time é fraco e que, sem o apoio da galera, não vai se salvar.
O jogo em Minas, no turno, foi um dos melhores do campeonato (5 a 3 Cruzeiro). Em condições normais, daria Cruzeiro facilmente. Mas o time, com o freio de mão puxado, pode dar uma relaxada. Acho que vai empatar: 1 a 1.

SANTOS X FLUMINENSE (amanhã, 17h em Presidente Prudente)
É o jogo da Globo. O Santos não tem mais o que fazer no campeonato – não chega ao G4, não vai ser rebaixado, tem que cuidar só pra ficar na zona da Sul-Americana. O Fluminense vem de duas vitórias e quer tirar de vez a chance de cair. Dá Flu, 2 a 1.

FLAMENGO X CORINTHIANS (amanhã, 17h no Maracanã)
Ao contrário do que se esperava, o Flamengo vai com os titulares contra o Corinthians, que deve fazer de tudo pra empatar mais um jogo e ampliar sua incrível marca (são 16 empates em 35 jogos). Com a cabeça na decisão de quarta-feira, tem tudo pra ser mais um 0 a 0 sonolento – a não ser que Hernane Brocador resolva aumentar seu recorde no ex-maior do mundo.

SÃO PAULO X BOTAFOGO (amanhã, 19h30 no Morumbi)
O Botafogo continua na sua saga para chegar ao G4. Vai inteiro e motivado pegar um São Paulo que foi atropelado em casa pela Ponte Preta, no meio de semana, na primeira semifinal da Sul-Americana. O São Paulo deve jogar com um time misto – e ao contrário do que parece, isso pode dificultar as coisas para o Botafogo.
Não tem aquela parada de que "tem coisas que só acontecem ao Botafogo"? Então: vai empatar com o mistão do São Paulo e ficar mais longe da Libertadores. 1 a 1.

Bom final de semana! Volto na segunda-feira, com correria e tudo. Abração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário