sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Balanço Esportivo desta sexta-feira




Por Anderson Mangueira

EDITORIAL
Como todo mundo já deve estar sabendo, a ADDP Cabo Frio está se mobilizando para disputar a Liga Nacional de Futsal na próxima temporada. Um projeto ambicioso para dar visibilidade ao clube e à cidade, mas que ao mesmo tempo tem um custo-benefício bastante aceitável dentro da exposição das marcas que se incorporarem a essa empreitada.

Na minha análise, a iniciativa é bastante válida por vários aspectos. Destaco alguns, para não me alongar: a cidade tem vocação para o futsal, com uma liga que funciona ininterruptamente há quase três décadas; Cabo Frio já teve outras experiências na Liga Futsal e pôde observar o quanto de retorno a competição proporciona; a ADDP Cabo Frio será a representante do futsal do Estado do Rio na competição, o que amplifica a divulgação do projeto; e por último, mas não menos importante: é possível se montar um time competitivo, mantendo a base da equipe desta temporada (campeã carioca, vice-campeã da Liga Sudeste e já classificada para a semifinal do Campeonato Estadual) com um investimento não muito alto.

O prefeito Alair Corrêa e o secretário de esportes Alfredo Gonçalves já entenderam a importância do projeto e o alcance do mesmo. Empresas de grande e médio porte podem se juntar à iniciativa, elaborando uma parceria público-privada. A parte social também será alcançada, com diversas ações envolvendo os jogadores e projetos sócio-esportivos da cidade.

Enfim: o caminho já está trilhado, e tenho fé que os detalhes que faltam para a oficialização da participação da ADDP Cabo Frio na principal competição do futsal nacional serão resolvidos rapidamente. E, acreditem: ganharemos todos, independente do grau de envolvimento com o projeto. Agora é só esperar.



ADDP CABO FRIO EM BUSCA DA NONA VITÓRIA NO ESTADUAL DE FUTSAL
Com a impressionante marca de oito vitórias em oito jogos, a ADDP Cabo Frio recebe, nesta sexta-feira, o São Cristóvão, pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Adulto de Futsal. Mesmo com 24 pontos na tabela, jogadores e comissão técnica querem mais: o objetivo é aprimorar a forma para as fases finais do Estadual.
O jogo desta sexta está marcado para as 20h. Espero que o São Cristóvão venha jogar – o time já não tem mais chances de classificação para as semifinais e faltou ao seu último compromisso fora de casa, diante do Vasco/Corrêas, em Petrópolis, há duas semanas.


MUNICIPAL ADULTO DE FUTSAL CHEGA À RETA FINAL
Ainda sobre o futsal, o Campeonato de Cabo Frio está se aproximando de sua fase decisiva em várias categorias. Nesta quinta, dois jogos encerram a penúltima rodada da fase de classificação e começam a apontar os semifinalistas. Se a chuva deixar, jogam Estrela do Futuro (de São Pedro) e Arraial do Cabo no ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, às 19h30; e Recanto/Jardim Esperança x Zelador no ginásio Alfredo Barreto, no Portinho, às 21h.
A ADDP já está garantida nas semifinais com a primeira colocação. O Estrela do Futuro também se classifica se vencer. No jogo do Portinho, o Zelador tenta manter vivas suas remotas chances de continuar no torneio, enquanto o Recanto precisa da vitória para decidir a vaga na última rodada, diante do Tamoyo.

DEU A LÓGICA: FLAMENGO NA FINAL DA COPA DO
BRASIL
Na Copa do Brasil, aconteceu o que se esperava. Apesar da secação da turma do arco-íris, o Flamengo venceu novamente o Goiás e se classificou para mais uma final de Copa do Brasil. O susto com o gol de Eduardo Sasha, logo aos 5 minutos, se dissipou aos 15 quando Hernane, o Brocador – sempre ele – empatou o jogo. Ainda no primeiro tempo, Elias fez 2 a 1 para o Flamengo, que fará uma final rubro-negra contra o Atlético Paranaense.
O Furacão suportou a pressão do Grêmio em Porto Alegre e com 0 a 0, chega à sua primeira final de Copa do Brasil. Apesar do início ruim no Campeonato Brasileiro, a estratégia de não disputar o Estadual com sua equipe principal acabou se mostrando acertada: além da decisão contra o Mengo, o rubro-negro paranaense está bem na fita no Brasileirão, onde briga cabeça a cabeça contra o próprio Grêmio (e um pouco mais atrás, contra Botafogo e Goiás) pelo vice-campeonato – que garante uma vaga direta na Libertadores do ano que vem, sem a necessidade de disputar a primeira fase eliminatória.
As finais acontecem dias 20 e 27 desse mês, com o segundo jogo no Maracanã. Praticamente livre da ameaça do rebaixamento, o Flamengo tem que "meter ficha" nessa decisão, para conquistar um título que parecia improvável no início da temporada, que foi muito conturbada por todas as mudanças políticas pelas quais o clube passou em 2013.



VASCO X SANTOS: FUGA DO REBAIXAMENTO PROMETE LOTAR MARACANÃ
Muitos amigos vascaínos estão se mobilizando para ir ao Maracanã no domingo, quando o time da Cruz de Malta recebe o Santos em jogo vital pelo Brasileirão. Nas redes sociais, os vascaínos falam em colocar 70 mil pagantes para ajudar o time a sair da zona de rebaixamento. Vascaíno roxo, Pepê Azevedo (da boate Evidence) está arregimentando companheiros torcedores do time de São Januário para dar aquela força no domingo.



MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR CONHECE FINALISTA NESTA SEXTA
No Correão, amanhã, São Cristóvão e Gama se enfrentam de olho em uma vaga na grande decisão do Municipal de Futebol Amador promovido pela Liga Cabofriense de Desportos. O jogo acontece às 19h e quem vencer pega o Areia Branca, do simpático amigo Pocotó, na final marcada para o feriado do dia 15 de novembro.



NORUEGUESES NO HANDEBOL
Um grupo de noruegueses que está em Cabo Frio fazendo intercâmbio nas áreas de Educação Física e Nutrição vem disputando o campeonato municipal de handebol, promovido pela Liga Cabofriense da modalidade. Para quem não sabe, o país nórdico tem grande tradição no handebol, tanto no masculino quanto no feminino, com diversos títulos mundiais e olímpicos.
Com boa performance nos treinos e jogos, os "gringos" têm sido uma das atrações dos jogos, que acontecem às segundas e quartas no ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança.



"CRESCENDO COM O ESPORTE" COM NOVIDADES
O projeto socioesportivo "Crescendo com o Esporte", desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Cabo Frio, já tem seu planejamento para o ano de 2014. O coordenador executivo Dario Monteiro promete uma série de novidades para o próximo ano. O objetivo principal é de estender o alcance do projeto, levando a mais de 40 bairros do município.



Por hoje é isso. Volto no sábado com mais novidades sobre o esporte de Cabo Frio. Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário