terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aulas gratuitas de Tai Chi Chuan são oferecidas em Arraial do Cabo



Centenas de idosos participam de atividades do Programa Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social

ARRAIAL DO CABO (RJ) – O Programa Melhor Idade, desde sua reformulação a 5 anos, tem beneficiado centenas de idosos cabistas. A Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza diariamente atividades físicas e artísticas para pessoas acima de 50 anos, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a coordenadora do Programa Melhor Idade, Bilsa Leal, a equipe conta com 11 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogo, professores de educação física, dança e artes manuais, massoterapeuta, nutricionista, auxiliar administrativo e enfermeiro.
“O Programa melhora a qualidade de vida, tira os idosos do sofá e de dentro de casa, além de resgatar a vida social. Nós também realizamos passeios culturais, bailes dançantes e fisioterapia em grupo”, disse Bilsa.
 Um exemplo do bom trabalho realizado é o Tai Chi  Chuan que é uma prática física e mental de origem chinesa. Segundo um dos professores do Melhor Idade, Ricardo Machado, a atividade é ideal para os idosos que acabaram de sair do sedentarismo e, além de outros benefícios, trabalha o equilíbrio e a respiração.
“O Tai Chi Chuan é uma grande ferramenta contra quedas, por que trabalha com o fortalecimento de membros inferiores, o equilíbrio e o alongamento, que são os três principais agentes que levam a pessoa idosa a cair e, consequentemente, ter possíveis fraturas. Por isso, este exercício é muito indicado para pessoas nessa faixa etária, por ser uma atividade relativamente fácil”, explicou o professor.
Arlete Bragunci, de 64 anos, pratica Tai Chi Chuan efetivamente. Segundo a aluna, além de melhorar sua saúde a atividade aproxima as pessoas.
“Na nossa idade precisamos de atividades e aqui sempre tem as viagens, os passeios e os bailes. Eu gosto muito e a gente acaba pegando amizade com a diretoria, com os professores”,
Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário ter mais de 50 anos, ser morador de Arraial do Cabo e levar atestado médico. A inscrição é realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Luiz Correa, na Praia dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário