quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Solér Viana é o novo decorador da Casa Artesanal de Cabo Frio


Com o apoio da SECTUR, as coordenadoras setoriais de Artesanato, Vânia Carvalho e Lúcia Helena, resolveram inovar e, dentro do projeto “Casa Artesanal”, estão trazendo a experiência do decorador Solér Viana para distribuir de maneira harmoniosa todos os trabalhos dos artistas na decoração de vários ambientes de uma casa, no caso, a Pousada Maria Maria para acomodar as peças dos 40 artesãos participantes em vários cômodos da pousada.

A Casa Artesanal é um projeto da Secretaria de Turismo que apresenta para a sociedade as diversas faces do novo estilo de artesanato que vem se firmando a cada dia. De acordo com Vânia Carvalho, a finalidade da Casa Artesanal é mostrar como o artesanato de Cabo Frio tem beleza e qualidade e pode representar a cidade através de trabalhos maravilhosos em qualquer circunstância.

- Temos como objetivos principais o reconhecimento dessa arte tão milenar que há muito vem sendo confundida com os produtos industrializados vendidos atualmente nas feirinhas, assim como mostrar que nosso artesanato tem um grande apreço de mercado, podendo ser explorado por empresários do ramo de decoração, moda, utilitários e no atrativo turístico. São peças que vão desde luminárias, quadros, enfeites de todos os tipos, porta toalhas, caixas decorativas, almofadas, tapetes, colchas, centros de mesa, e até material de uso pessoal como: bijuterias, chinelos, acessórios, enfim, todo o trabalho do nosso artesanato distribuído em vários ambientes que vão desde a área externa, até banheiros, salas, quartos e cozinha – explicou Vânia Carvalho.

A importância do artesanato como parte integrante do fomento do Turismo de Negócios foi diagnosticado pelo prefeito Alair Corrêa, que criou uma coordenadoria setorial só para organizar o segmento, com o objetivo de criar uma relação intima entre produto e cliente.

Solér Viana é bacharel em Artes - Artes Cênicas /Cenografia - formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É graduado em Arte Educação pela Faculdade Beneth do Rio de Janeiro, professor de Artes da secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC e, carnavalesco e designer de vitrines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário