quarta-feira, 9 de outubro de 2013

São Pedro da Aldeia discute medidas de segurança





A Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia sediou um debate sobre medidas de prevenção contra a violência no município. O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da cidade, professor Evaldo Bittencourt, participou do evento juntamente com diretores das unidades escolares. O encontro foi mediado pela Polícia Militar. O comandante do 25º Batalhão da PM tenente-coronel Samir Vaz Lima respondeu às demandas de todas as pessoas que fizeram uso da tribuna.  Além do presidente da Câmara, Guga de Mica, os vereadores Adalberto Amaral e André de Gilson também estiveram presentes.  O coordenador de segurança pública coronel João Bosco e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública Valério Nuno de Quintal de Figueiredo fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos.

O tenente-coronel Samir explicou que a PM tem se desdobrado para atender as demandas que surgem.  Ele falou que a operação da PM no morro das Colinas foi considerada um sucesso. O comandante do 25º BPM explicou que a PM pode fazer reuniões para preparar as professoras para as situações de conflito e disse que é necessário que a secretaria de Educação esteja mais próxima da Polícia Militar.  Ele encerrou. “Estamos aqui como parceiros a fim de orientar para encontrar um caminho melhor. Segurança pública não se faz sem a participação da população”, disse o coronel Samir.
 
Diretora de escola chora ao falar sobre violência - A diretora da Escola Municipal Aurelino Martins dos Santos, Rosângela Valadão Costa, chorou ao falar da insegurança que sentiu ao ver o confronto de policiais e bandidos no bairro da Colina, onde fica a escola. Ela explicou que após quatro dias sem aula a Polícia Militar garantiu que os alunos poderiam retornar à escola em segurança, mas segundo ela, a escola ficou vulnerável, e a direção não sabia o que fazer com as crianças na escola enquanto a PM fazia a operação no morro. Ele pediu uma resposta da polícia.

O coronel Samir parabenizou a diretora por ter mantido a tranquilidade e esclareceu que a PM estava no morro para garantir a segurança das pessoas da comunidade e da escola. Ele informou que mesmo com todo o risco a operação foi um sucesso. O comandante se colocou à disposição para prestar informações à comunidade escolar sempre que necessário.

A diretora Sandra Maria Graça, da Escola Municipal Integral Mirian Alves Macedo, no bairro Morro do Milagre disse que a unidade escolar está em área de risco e que ela não sabe o que fazer quando pessoas suspeitas que ficam perto da escola, importunam os alunos. Ela finalizou. “Nós somos alfabetizadores.  A nossa arma é a educação! Nós não fomos preparados para esse tipo de conflitos”, disse Sandra.

O comandante Samir prometeu aumentar a ronda da PM no entorno da escola, nos horários de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário