quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Feira de Profissões desperta começa nesta quinta em Cabo Frio


Os alunos de graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) preparam, há mais de um mês, as atividades da Feira de Profissões, evento destinado aos estudantes do Ensino Médio da Região dos Lagos, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, em Cabo Frio. O grupo decidiu a melhor forma de apresentação dos cursos, separou material e trabalha na organização dos estandes para receber os visitantes.

O enfermeiro Paulo Sérgio de Jesus Santos, laboratorista do curso de Enfermagem, atua como voluntário desde a época em que era estudante. Envolvente, consegue cativar o público jovem para falar de assuntos sérios, como doenças sexualmene transmissíveis e gravidez na adolescência. Paulo relata que se sente realizado em participar de eventos como a Feira de Profissões, pois tem condições de transmitir informações preciosas, evitando a propagação de ideias equivocadas. “O enfermeiro está mais perto da população do que os médicos e sua atuação vai muito além da assistência intra-hositalar”, informa.

Aluno do 8° período de Fisioterapia, Hugo Ubiratã começou a se envolver com as atividades extra-curriculares do curso logo que entrou na Universidade. Diz que as ações voluntárias fazem parte da sua rotina e contribuem para o profissional que será. “Minha atuação é na área da saúde e a solidariedade está imbuída nisso. Como profissional, quero poder colaborar não só com quem tem condições financeiras, mas também com aqueles que não tem”, destaca. Para ele, “além de contribuir de alguma forma”, prestar serviços à comunidade ajuda, ainda, a apresentar a profissão às pessoas de maneira prática, desmistificando as áreas de atuação.

O curso de Educação Física promete movimentar o público da Feira de Profissões, com atividades variadas como dança, jump e lutas. À frente dos voluntários, está a aluna do 6° período, Gleyce Kelly Vasco Paiva. Integrante da equipe de ginástica laboral da UVA, Gleyce, além de estimular os colegas a participar das atividades sociais, se envolve de corpo e alma. Atualmente, além das ações peculiares à Educação Física, ministra oficinas com materiais recicláveis nas escolas. “Me sinto renovada sabendo que outras pessoas terão a oportunidade de conhecer e ter acesso às oportunidades e novas descobertas nesse mundo maravilhoso que é a Universidade”, destaca, acrescentando que ser voluntária é uma pequena retribuição dos ganhos que tem na instituição. “Não me refiro aos valores monetários, mas sim às oportunidade de ser melhor como profissional e também como ser humano. Quero sempre poder mostrar às pessoas o potencial que elas tem e muitas vezes desconhecem”, diz, relatando seu próprio crescimento depois que entrou na Universidade.

Vivenciando

Todos os personagens são colaboradores do projeto Vivenciando, que promove a integração entre a UVA e as escolas de Ensino Médio da Região dos Lagos. O Vivenciando realiza, anualmente, a Feira de Profissões, que propõe ao visitante uma imersão no universo acadêmico, por meio de apresentação das profissões, bate-papo com professores e futuros profissionais, vivências práticas, visita aos laboratórios, oficinas, entre outros.

A Feira de Profissões fecha o ciclo de atividades realizadas pelo Vivenciando no decorrer do ano, oferecendo uma série de atividades de orientação profissional aos estudantes, entre elas o teste vocacional. Em 2012, foram aplicados 1,5 mil testes vocacionais. Só este ano, mais de 3 mil estudantes da Região foram assistidos pelo Vivenciando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário