A partir desta sexta-feira (01/11), os pescadores poderão atuar na Região dos Lagos. Desde agosto ficou proibida a pesca na laguna com o intuito de preservar a reprodução das espécies de peixes e crustáceos e restabelecer as suas características naturais.
A colaboração dos pescadores de Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e o apoio das Guardas Ambientais e da Unidade de Polícia Ambiental Marítima (UPAM) dos municípios citados fez com que o trabalho fosse possível.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Ricardo Senra, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguaba Grande - em parceria com as secretarias dos outros municípios - fez diariamente o trabalho de fiscalização para combater qualquer tipo de pesca durante o período.
“O defeso contou com adesão dos pescadores de todo o entorno da laguna de Araruama demonstrando a maturidade na compreensão da necessidade de tal ação. Contou também com o apoio, principalmente da fiscalização dos municípios. E certamente, mesmo sem o relatório oficial, podemos afirmar que o ganho ambiental e a recuperação dos recursos ambientais (pescados) foi altamente positivo. Esta ação foi muito bem coordenada pela câmara técnica de pesca do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João e foi mais uma ação efetivada pela união de todos para um bem comum”, afirmou o subsecretário.
Carlos Minc em São Pedro - Amanhã o secretario de Estado de Ambiente, Carlos Minc, e autoridades da região farão fechamento oficial do período do Defeso e balanço técnico na sede da Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário